Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94590
Title: Contribution to the validation of the BRIEF-A for the Portuguese population: Validity studies with older adults
Other Titles: Contributos para a validação do BRIEF-A para a população portuguesa: Estudos de validade com adultos mais velhos
Authors: Heleno, Ana Sofia da Piedade Milho Morgado
Orientador: Vilar, Maria Manuela Pereira
Keywords: BRIEF-A; funções executivas; envelhecimento; validade convergente; validade divergente; BRIEF-A; executive functions; aging; convergent validity; divergent validity
Issue Date: 29-Oct-2020
Serial title, monograph or event: Contribution to the validation of the BRIEF-A for the Portuguese population: Validity studies with older adults
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Nas últimas décadas, o número de pessoas mais velhas tem crescido por todo o Mundo. Esta tendência demográfica acarreta implicações práticas e requer a compreensão das particularidades deste grupo etário. A avaliação neuropsicológica detém um papel importante, permitindo uma melhor compreensão do envelhecimento normativo e patológico, incluindo vários domínios de funcionamento, nomeadamente o cognitivo. Neste âmbito, as funções executivas são frequentemente abordadas por serem centrais no processo de envelhecimento, exigindo a utilização de instrumentos de avaliação devidamente validados.Objetivo: Este estudo visa contribuir para a validação do BRIEF-A (The Behavior Rating Inventory of Executive Function – Adult Version; um inventário de funções executivas) para a população portuguesa, analisando as relações entre o BRIEF-A e vários instrumentos dos domínios cognitivo, funcional, socio-afetivo e de personalidade (validade convergente/divergente).Metodologia: Foi utilizada uma amostra de conveniência constituída por 25 sujeitos com 60 anos ou mais (M= 69.60; DP= 8.231) e seus informantes. O protocolo incluiu 9 instrumentos: Entrevista semi-estruturada; BRIEF-A; ACE-R; Teste de Fluência Verbal Fonémica; IAFAI; REY-15 Item; NEO FFI; STAI-Y e GDS-30.Resultados: Correlações significativas moderadas foram encontradas entre parâmetros do BRIEF-A e domínios do ACE-R (variando entre .418 e .641). Entre parâmetros do BRIEF-A e Testes de Fluência Verbal foram encontradas correlações baixas a moderadas (entre .398 e .557); a escala MT demonstrou uma correlação significativa moderada com AIVD-A (.427) e com incapacidade cognitiva (.419); correlações significativas moderadas a altas foram encontradas entre alguns parâmetros do BRIEF-A e o traço personalístico Conscienciosidade (entre -.414 e -.719) do NEO FFI e um padrão inverso foi encontrado para o traço Neuroticismo (entre .411 e .569); correlações significativas moderadas foram encontradas entre alguns parâmetros do BRIEF-A, STAI-Y Traço (entre .451 e .615) e GDS-30 (entre .413 e .576). Adicionalmente, diferenças entre dois grupos etários foram encontradas na distribuição de alguns parâmetros do BRIEF-A.Conclusão: Ainda que este estudo tenha algumas limitações (reduzido tamanho da amostra, limitada área geográfica e protocolo utilizado), o instrumento mostrou correlações com domínios cognitivos, com dois traços personalísticos (Conscienciosidade e Neuroticismo) e um padrão semelhante ao demonstrado pelos autores originais com o STAI-Y Trait e a GDS-30. Os resultados iniciais foram interessantes e as investigações no âmbito da validação do instrumento devem continuar.
Introduction: In the last decades, the number of older people has been growing throughout the World. This demographic tendency has practical implications and requires the comprehension of the particularities of this age group. Neuropsychological assessment plays an important part, allowing a better understanding of normative and pathological aging and involving several domains of functioning, namely cognitive. Executive functions are frequently addressed because they are central to the comprehension of the aging process, demanding the existence of validated tests.Objective: This study aims to contribute to the validation of the BRIEF-A (The Behavior Rating Inventory of Executive Function – Adult Version; an inventory of executive functioning) for the Portuguese population by analyzing relationships between BRIEF-A and several instruments within cognitive, functionality, socio-affective and personality domains (convergent/divergent validity).Method: A convenience final sample of 25 subjects aged 60 or over (M= 69.60; DP= 8.231) and their informants was used. The protocol included 9 instruments: Brief semi-structured interview; BRIEF-A; ACE-R; Phonemic Fluency Test; IAFAI; REY-15 Item; NEO FFI; STAI-Y and GDS-30.Results: Significant moderate correlations were found between some BRIEF-A parameters and ACE-R domains (varying between .418 and .641). Between BRIEF-A parameters and Verbal Fluency Tests low to moderate correlations were found (between .398 and .557); Working Memory scale showed a significant moderate correlation with Advanced Instrumental Activities of Daily Living (.427) and with cognitive incapacity (.419); significant moderate and high correlations were found between some BRIEF-A parameters and NEO FFI traits (between .411 and .719); significant moderate correlations were shown between some BRIEF-A scales, STAI-Y Trait (between .451 and .615) and GDS-30 (between .413 and .576). Additionally, differences between two age groups were found in the distribution of some BRIEF-A parameters.Conclusion: Even if this study suffers several limitations (reduced sample size, limited geographical area and protocol used), the instrument demonstrated correlations with cognitive domains, two personalistic traits (Conscientiousness and Neuroticism) and a similar pattern to the one found by the original authors with STAI-Y and GDS-30. These initial findings were interesting and investigations aiming to validate the instrument should continue.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94590
Rights: openAccess
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