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Title: Antecedent and consequents of reflexivity in teams
Other Titles: Antecedente e consequentes da reflexividade em equipas de trabalho
Authors: Brito, Bruna Moscon Fanara
Orientador: Abad, Ana Zornoza
Dimas, Isabel Cristina Dórdio
Keywords: capacidade de expressar emoções; reflexividade grupal; eficácia; satisfação com a equipe; desempenho grupal; emotional carrying capacity; team reflexivity; effectiveness; satisfaction with the team; team performance
Issue Date: 9-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Antecedent and consequents of reflexivity in teams
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As equipes enfrentam continuamente desafios impostos por um mercado competitivo, volátil e exigente. Para sobreviver, as equipes devem ser capazes de identificar e gerenciar obstáculos, incluindo suas emoções, desenvolver e implementar soluções para garantir uma adaptação adequada. Este processo é definido como reflexividade. O presente estudo tem como objetivo contribuir para esclarecer o impacto da capacidade de carga emocional (ECC) na reflexividade; e eficácia (ou seja, desempenho e satisfação com a equipe) como resultado da reflexividade. Também foi analisada a reflexividade como mediador entre ECC e efetividade. Os dados foram coletados de 111 equipes reais (499 membros da equipe e 111 líderes de equipe) em diferentes organizações. Os coeficientes de correlação intraclasse e o rWG foram calculados para justificar a agregação dos dados. Regressões lineares simples foram realizadas no SPSS e, para analisar o último objetivo (reflexividade como mediador), as análises de regressão foram realizadas no PROCESS, uma extensão do SPSS. Os resultados sugerem que: ECC possui um efeito positivo significativo na reflexividade; a reflexividade tem um efeito positivo significativo na satisfação com a equipe, mas um efeito positivo menos expressivo no desempenho. A reflexividade parece mediar totalmente o relacionamento entre ECC e o desempenho, e medeia parcialmente ECC e a satisfação com a equipe. Para estudos adicionais, pode ser uma oportunidade para investigar os antecedentes de outras reflexividades, avaliar diferentes aspectos da ECC e investigar outras situações em que a reflexividade pode afetar positivamente o desempenho.
Teams continuously face challenges imposed by an increasing competitive, volatile and demanding market. In order to survive, they must be able to identify and manage obstacles, including their emotions, develop and implement solutions to ensure adequate adaptation. This process is defined as reflexivity. The present study aims to contribute in clarifying the impact of emotional carrying capacity (ECC) on reflexivity; and effectiveness (i.e., performance and satisfaction with the team) as reflexivity’s outcome. Also, reflexivity as a mediator between ECC and effectiveness was analyzed. Data were collected from 111 real teams (499 team members and 111 team leaders) in different organizations. Intraclass correlation coefficients and rWG were calculated to justify data aggregation. Simple linear regressions were run on SPSS and, to analyze the last aim (reflexivity as a mediator), the regression analyses were run using PROCESS, an extension of SPSS. Results suggested that: ECC has a significant positive effect on reflexivity; reflexivity has a significant positive effect on satisfaction with the team but a less expressive positive effect on performance. Reflexivity appears to fully mediates de relationship between ECC and performance, and partially mediates ECC and satisfaction with the team. For further studies, it can be an opportunity to investigate other reflexivity’s antecedents, to assess different aspects of ECC and to investigate other situations in which reflexivity may positively affect performance.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94586
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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