Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94570
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
dc.contributor.authorRodrigues, Patrícia Ferreira-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:12:03Z-
dc.date.available2021-04-28T22:12:03Z-
dc.date.issued2021-02-17-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94570-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractThis research aims to contribute on the guidance of Social Work in follow-up and support in young adults with Autism Spectrum Disorders, in an institutional context. Due to the special features of individuals with ASD, individual evaluation and diagnosis becomes essential to create an intervention plan focused on their needs. The method used to develop this work consisted in a case study of a young man with ASD, non-verbal, living in a residential context. For a deeper knowledge of its specific features, it was essential to collect information from parents, social workers and caregivers, through informal interviews, as well as consulting medical reports and diagnoses. It was through of communicative skills evaluations, observation, and observation grids analysis of challenging behaviors, that it became possible to create an individual profile of this young man. Some specific guidelines for a social intervention were developed for this young man specifically, but also to the problematic in general, seeking the importance of the individual as a unique being. The starting point of the intervention is to evaluate the individual's needs on his daily routines, identifying possible problems, and measuring the impact of his difficulties. In the multidisciplinary intervention, the role of the Social Worker is not only to promote the development of skills in the individual in terms of communication, social interaction, or in the behavioral area, but also to assist, train and sensitize the social team, which as a consequence strengthen the institution. The participation of Social Assistance, in this context of health promotion, well-being and improvement of quality of life in young adults with ASD, gives an innovative component in the exercise of their functions, constantly reinventing the search for new and appropriate solutions. Keywords: Autism Spectrum Disorder, Impact of ASD on Youth Adults, Social Intervention, Intervention Guidelines.eng
dc.description.abstractA presente investigação tem o objetivo de contribuir para a orientação do Trabalho Social em equipas de acompanhamento e suporte a jovens adultos com Perturbações do Espetro do Autismo, em contexto institucional. Devido às características especiais dos indivíduos com PEA, a avaliação e diagnóstico individual torna-se essencial para a criação de um plano de intervenção focado nas suas necessidades. O método utilizado para desenvolver este trabalho consistiu no estudo do caso de um jovem com PEA, não-verbal, a viver em contexto residencial. Para um conhecimento mais aprofundado das suas características específicas foi essencial a recolha de informação junto dos pais, técnicos e cuidadores, através de entrevistas informais, bem como da consulta de relatórios médicos e diagnósticos. Foi através de avaliações das competências comunicativas, da observação participante, e da análise das grelhas de observação de comportamento desafiador, que se tornou possível delinear o perfil individual deste jovem. Posto isto, desenvolveram-se algumas orientações específicas para a intervenção social junto deste jovem especificamente, mas também na problemática no geral, procurando visar a importância do indivíduo como ser único. O ponto de partida da intervenção é o de avaliar as necessidades do indivíduo na execução das suas rotinas diárias, identificando possíveis problemas, e medindo o impacto das suas dificuldades. Na intervenção multidisciplinar, o papel do Assistente Social é para além de promover o desenvolvimento de competências no indivíduo ao nível da comunicação, da interação social, ou na área comportamental, também o de assistir, capacitar e sensibilizar a equipa técnica, o que como consequência fortalecerá a instituição. A participação da Assistência Social apresenta assim, neste contexto de promoção de saúde, bem-estar e melhoria de qualidade de vida em jovens adultos com PEA, uma componente inovadora no exercício das suas funções, em contante reinvenção na busca de novas e adequadas soluções. Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo, Impacto das PEA em Jovens/Adultos, Intervenção Social, Orientações de Intervenção nas PEA.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPerturbação do Espetro do Autismopor
dc.subjectImpacto das PEA em Jovens/Adultospor
dc.subjectIntervenção Socialpor
dc.subjectOrientações de Intervenção nas PEApor
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjectImpact of ASD on Youth Adultseng
dc.subjectSocial Interventioneng
dc.subjectGuidelines for Social Intervention in ASDeng
dc.titleOrientações para a intervenção social na minimização do impacto das perturbações do espectro do autismo em jovens/adultospor
dc.title.alternativeGUIDELINES FOR SOCIAL INTERVENTION TO MINIMIZING THE IMPACT OF DISORDERS OF THE SPECTRUM OF AUTISM IN YOUNG / ADULTSeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationSuiça-
degois.publication.titleORIENTAÇÕES PARA A INTERVENÇÃO SOCIAL NA MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO DAS PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO EM JOVENS/ADULTOSpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202710300-
thesis.degree.disciplineSociologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Patrícia Ferreira::0000-0001-7097-1695-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSantos, Clara Maria Rodrigues Cruz Silva-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriLuz, Maria Helena Gomes dos Reis Amaro da-
uc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira::0000-0003-4181-2868-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4181-2868-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação MISIE - Patricia Rodrigues.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

651
checked on May 7, 2024

Download(s)

795
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons