Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94568
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, João Paulo Faria Oliveira-
dc.contributor.authorPacheco, Nuno António de Sousa Outor-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:12:02Z-
dc.date.available2021-04-28T22:12:02Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94568-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO processo de internacionalização é uma das etapas cruciais de estratégia e crescimentoempresarial, que representa a capacidade de exploração de novos mercados geográficos. Esteprocesso visa a obtenção de matéria-prima a um custo inferior, possibilitando assim aexpansão económica e estratégica das empresas. A empresa Paul Stricker opera no mercadodos brindes promocionais e tem um processo de internacionalização que assenta não só nomercado a jusante, mas também no mercado a montante do produto. Deste modo, importa amaior parte da sua matéria-prima do mercado asiático, para posteriormente personalizar evender a um consumidor final em qualquer parte do mundo.A cadeia de transportes associada à importação e exportação de produtos é um elementocrucial do modelo de negócio da empresa. No mercado em que se insere, a prática de preçoscompetitivos é um fator diferenciador para a otimização do lucro. Neste sentido, a PaulStricker adquiriu a empresa Reda, sediada na República Checa, de modo a alargar a suacadeia de transportes, o que se traduziu em maiores índices de rentabilidade económica.Neste relatório apresento as etapas de elaboração do modelo Otimiza, realizado em Excel,baseado num plano de minimização de custos, cujo propósito é servir como uma ferramentade apoio à decisão. A sua análise procura congregar todos os caminhos a serem percorridospor uma determinada mercadoria, nomeadamente a nível da importação, armazenamento eentrega. A utilização eficiente dos diversos modos de transporte disponíveis proporciona umaredução efetiva de custos globais, aumentando a competitividade do mercado.O objetivo deste modelo é informar qual o percurso e modo de transporte mais eficientes,facilitando e automatizando a tomada de decisão. Simultaneamente, e face ao lequeamplificado de opções nele incluídas, o modelo Otimiza permite uma visão mais abrangentedo mercado atual e abre caminho a projeções para o futuro.No presente relatório exponho o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular naempresa Paul Stricker, entre 9 de setembro de 2019 e 13 de janeiro de 2020, realizado noâmbito do Mestrado em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractThe internationalization process is one of the crucial stages in business strategy and growth,represents, which represents the ability to explore new geographic markets. This process aimsto obtain raw materials at a lower cost, thus enabling an economic and strategic expansion ofcompanies. The company Paul Stricker operates in the market of promotional gifs and has aninternationalization process that is based not only in the downstream market, but also in theupstream market of the product. In this way, it imports most of its raw material from theAsian market, to subsequently customize and sell to a final consumer anywhere in the world.The transport chain associated with the import and export of products is a crucial element ofthe company´s business model. In the market in which it operates, the practice of competitiveprices is a differentiating factor for the optimization of profit. In this sense, Paul Stricker,acquired the company Reda, headquartered in the Czech Republic, in order to expand it´stransport chain, which resulted in higher economic profitability indexes. In this report Ipresent the steps for preparing the Optimiza model, carried out in Excel, based on a costminimization plane, whose purpose is to serve as a decision support tool. It´s analysis seeks tobring together all the paths to be followed by a certain commodity, namely in terms of import,storage and delivery. The efficient use of the different modes of transport available providesan effective reduction in global costs, increasing the competitiveness of the market.The purpose of this model is to inform the most efficient route and mode of transport,facilitating and automating decision making. Simultaneously, and in view of the expandedrange of options included in it, Optimiza model allows a more comprehensive view of thecurrent market and opens the way for projections for the future.In this follow-up, this report aims to get to know the work produced and developed duringthe internship at Paul Stricker. The internship was carried out within the scope of the Masterin Management at the Faculty of Economics of the University of Coimbra and lasted between9 September 2019 and 13 January 2020.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectinternacionalizaçãopor
dc.subjectcadeia de transportespor
dc.subjectestrutura de custospor
dc.subjecttransporte marítimopor
dc.subjecttransporte rodoviáriopor
dc.subjectinternationalizationeng
dc.subjectsupply chaineng
dc.subjectcost structureeng
dc.subjectsea transportationeng
dc.subjectroad transportationeng
dc.titleOtimização de custos de transporte através de um Sistema de Apoio à Decisão: O caso da Paul Stricker, SApor
dc.title.alternativeTransport cost optimization through a decision support system: The case of Paul Stricker, SAeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Economia-
degois.publication.titleOtimização de custos de transporte através de um Sistema de Apoio à Decisão: O caso da Paul Stricker, SApor
dc.date.embargoEndDate2022-08-19-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-08-19*
dc.identifier.tid202710297-
thesis.degree.disciplineGestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPacheco, Nuno António de Sousa Outor::0000-0003-1974-941X-
uc.degree.classification16-
uc.date.periodoEmbargo540-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Luís Miguel Alçada Tomás de-
uc.degree.elementojuriCosta, João Paulo Faria Oliveira-
uc.degree.elementojuriMelo, Manuel Paulo Albuquerque-
uc.contributor.advisorCosta, João Paulo Faria Oliveira-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5204-3916-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio Entrega Final corrigido.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

110
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

74
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons