Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94520
Title: Decent Work and Burnout: A profile study with Academic Personnel
Other Titles: Trabalho Digno e Burnout: Um estudo de perfis sobre professores/investigadores de instituições de ensino superior
Authors: Dinis, Ana Catarina Balão
Orientador: Escartin, Jordi
Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Silva, Tânia Ferraro da
Keywords: trabalho digno; burnout; professores/investigadores do ensino superior; análise de clusters; psicologia do trabalho, das organizações e dos recursos humanos; decent work; personal burnout; academic personnel; cluster analysis; work, organizational and personnel psychology
Issue Date: 9-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Decent Work and Burnout: A profile study with Academic Personnel
Place of publication or event: Universidade de Coimbra e Universidade de Barcelona
Abstract: O presente estudo explora a relação entre Trabalho Digno e Burnout em professores/ investigadores do ensino superior português e brasileiro, tendo como foco a identificação de perfis resultantes da relação entre essas variáveis. A nossa amostra foi composta por 727 participantes (Portugueses = 334; Brasileiros= 393; com idades variando entre os 21 e 80, sendo a média, aproximadamente, de 56 anos, sendo 50,2% da amostra composta por homens). Os dados foram recolhidos online em Portugal e no Brasil, usando o Questionário de Trabalho Digno (QTD) e o Personal Burnout, uma subescala do instrumento Copenhagen Burnout Inventory (CBI). Os resultados das regressões lineares múltiplas mostraram que as duas dimensões do trabalho digno significativa e negativamente relacionadas com Burnout foram os Princípios e Valores Fundamentais no Trabalho e o Tempo e Carga de Trabalho Adequados. Foram encontrados quatro perfis executando uma análise de clusters: Trabalho Digno Baixo; Trabalho Digno Alto; e dois perfis relativos ao Trabalho Digno Médio / Baixo com diferenças nas dimensões do trabalho digno. A análise destes perfis mostrou que 71% dos participantes apresentaram algum défice de trabalho digno. As diferenças entre o Burnout e as dimensões de trabalho digno foram analisadas através de um MANOVA. Na presente amostra, considerando o aspeto integrativo do trabalho digno, o Burnout parece depender principalmente de um défice de aspetos relacionados com a qualidade do tratamento e das relações interpessoais no trabalho (tais como: percepção de justiça, participação, não discriminação no trabalho), e/ou no equilíbrio da carga de trabalho e do horário de trabalho adequados. Concluindo, as intervenções visando melhorias nas organizações devem concentrar-se nestas duas dimensões.
This research explores the relationship between Decent Work (DW) and Burnout in Portuguese and Brazilian higher education teachers/researchers. We focused on the identification of profiles resulting from the relationship between these variables. 727 participants composed our sample (Portuguese = 334; Brazilian = 393; Ages varying between 21 and 80, being the mean, approximately, 56 years, with 50.2% of men) and data were collected online, in both Portugal and Brazil, using the Decent Work Questionnaire (DWQ) and the Personal Burnout, a subscale of Copenhagen Burnout Inventory (CBI). Results of multiple linear regressions showed the two dimensions of the decent work were significant and negatively related to Burnout: the Fundamental Principles and Values at Work and Adequate Working Time and Workload. We found four profiles by performing a cluster analysis: Low Decent Work; High Decent Work; and two other profiles with DW deficit in at least one DW dimension: Low Fundamental Principles and Values at Work and Low Adequate Working Times and Workload. Moreover, 71 per cent of the total sample showed decent work deficit in at least one of the dimensions. Differences between Burnout and the DW dimensions were analysed through a MANOVA. In our sample, considering the broad dimensions of DW, Burnout seems to be mainly dependent on the deficit of aspects related with the quality of treatment and interpersonal relationships at work (e.g. perceptions of fairness, participation and non-discrimination) as well as the balance of the workload and the adequacy of the working hours. Interventions aiming at improvements in higher education institutions must focus on those two dimensions.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94520
Rights: openAccess
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