Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94518
Title: A importância do E-Commerce e das Plataformas Digitais para as PMEs: Uma reflexão à luz do contexto do COVID-19
Other Titles: The importance of E-Commerce and Digital Platforms for SMEs: A reflection in the light of the context of COVID-19
Authors: Rodrigues, Wendy Sofia Lima
Orientador: Sá, Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e
Keywords: E-commerce; Produtos Endógenos; Plataformas Digitais; GAL; Desenvolvimento Regional; E-commerce; Endogenous Products; Digital Platforms; LAG; Regional Development
Issue Date: 15-Feb-2021
Serial title, monograph or event: A importância do E-Commerce e das Plataformas Digitais para as PMEs: Uma reflexão à luz do contexto do COVID-19
Place of publication or event: IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação
Abstract: A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas a nível económico, social, cultural e ambiental. Em resposta à crise económica provocada e, em especial para dinamizar a atividade económica local, têm sido implementadas diversas medidas, sendo uma dessas a criação de plataformas digitais que pretendem contribuir ajudando a vender os produtos endógenos. O presente relatório, que reporta as principais atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado no IAPMEI, I.P., o qual decorreu durante quatro meses, procura analisar a relevância que o e-commerce e as plataformas digitais têm para as PMEs, descrevendo a estrutura das plataformas criadas em contexto da pandemia e identificando casos reais de trabalho desenvolvido em prol da promoção dos produtos endógenos (ou locais) portugueses.A revisão da literatura efetuada, para além de clarificar alguns conceitos, como o de e-commerce, permitiu conhecer algumas tendências globais e identificar possíveis benefícios e dificuldades da participação das PMEs no mesmo. A análise das plataformas digitais criadas para a promoção dos produtos endógenos em território nacional foi essencialmente realizada coletando informação dos sites das mesmas ou através de sites das entidades promotoras. Para a deteção e caracterização dos produtos endógenos, entrevistaram-se os GAL (Grupos de Ação Local) da CIM Região de Coimbra.Os dados estatísticos obtidos sobre o peso do e-commerce em Portugal antes e após a pandemia revela claramente o crescimento deste canal. Ainda assim, a maior parte das plataformas criadas não promove o consumo de produtos locais em concreto. Os GAL, de forma geral, preocupam-se muito em promover produtos locais, contudo enfrentam barreiras como a pouca literacia de alguns agentes económicos em relação ao e-commerce, a falta de confiança dos produtores, a pouca importância que estes atribuem às novas tecnologias e ainda conflitos e dificuldades em formar parcerias efetivas com outras entidades.As maiores condicionantes para a realização do estudo foram a impossibilidade de entrar em contato com os 58 GAL do país, o facto de a informação sobre produtos endógenos a nível dos GAL ser pouco detalhada ou mesmo inexistente na Internet e a impossibilidade de pesquisar sobre os produtos endógenos de cada um dos 308 concelhos de Portugal.
The COVID-19 pandemic brought about significant economic, social, cultural and environmental changes. In response to the economic crisis caused, and in particular to boost local economic activity, several measures have been implemented, one of which is the creation of digital platforms that aim to contribute by helping to sell endogenous products. This report, which reports the main activities carried out within the scope of the curricular internship carried out at IAPMEI, IP, which took place over four months, seeks to analyze the relevance that e-commerce and digital platforms have for SMEs, describing the structure of platforms created in the context of the pandemic and identifying real cases of work developed to promote the endogenous (or local) Portuguese products.The literature review carried out, in addition to clarifying some concepts, such as e-commerce, allowed to know some global trends and to identify possible benefits and difficulties of the participation of SMEs in it. The analysis of the digital platforms created for the promotion of endogenous products in the national territory was essentially carried out by collecting information from their websites or through the websites of the promoting entities. For the detection and characterization of endogenous products, the LAGs (Local Action Groups) of the CIM Region of Coimbra were interviewed.The statistical data obtained on the weight of e-commerce in Portugal before and after the pandemic clearly reveals the growth of this channel. Even so, most of the platforms created do not promote the consumption of specific local products. LAGs, in general, are very concerned with promoting local products, however they face barriers such as the low literacy of some economic agents in relation to e-commerce, the lack of confidence of producers, the little importance they attach to new technologies. and also conflicts and difficulties in forming effective partnerships with other entities.The biggest constraints for the study were the impossibility of contacting the 58 LAGs in the country, the fact that information on endogenous products at the LAG level is not very detailed or even non-existent on the Internet and the impossibility of researching the products endogenous in each of the 308 municipalities in Portugal.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94518
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio - Wendy Rodrigues (final).pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons