Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94499
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
dc.contributor.authorFerreira, Daniela Cristiana Santos-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:07:39Z-
dc.date.available2021-04-28T22:07:39Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/94499-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA implementação de Ambientes Educativos Inovadores apresenta-se como fundamental para responder aos desafios de uma educação do futuro baseada no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício de uma cidadania plena. Os desafios com que as escolas se confrontam, acentuados pelo contexto de pandemia da COVID-19, salientam a necessidade de introdução de mudanças nos espaços de aprendizagem. Par tal é imprescindível que todos os meios se mobilizem, assumindo o poder local extrema relevância dada a proximidade e conhecimento da sua população.O presente relatório enquadra o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio curricular na Câmara Municipal de Penacova, com a finalidade de obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação. Este relatório divide-se em duas partes. A primeira parte apresenta uma breve contextualização teórica das atividades realizados ao longo do estágio curricular. A segunda parte carateriza a instituição de acolhimento, a Câmara Municipal de Penacova, e descreve as atividades e projetos desenvolvidos no decorrer do estágio curricular. Centra-se essencialmente, em dois projetos educativos interligados ao Projeto Realiza.te da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, com a meta de Promoção do Sucesso Escolar e Redução do Insucesso e Abandono Escolar: o Programa de Implementação de Ambientes Educativos Inovadores – Projeto ‘’Aprender para o Futuro’’ e o Programa de Promoção de Consciência Fonológica. Salienta-se, ainda, e decorrente das alterações decorrentes da crise pandémica, a participação como membro da equipa de monitorização e de regulação do Plano para o Ensino à Distância (E@D) implementado no concelho.por
dc.description.abstractThe implementation of Innovative Educational Environments is fundamental to respond to the challenges of a future education based on the development of competencies essential for the exercise of full citizenship. The challenges faced by schools, accentuated by the COVID-19 pandemic context, highlight the need to introduce changes in learning spaces. For this it is essential that all means mobilize, assuming the extreme local power relevance given the proximity and knowledge of its population.This report frames the work developed during the curricular internship at penacova city hall, with the purpose of obtaining the master's degree in educational sciences. This report is divided into two parts. The first part presents a brief theoretical contextualization of the activities carried out throughout the curricular stage. The second part characterizes the host institution, the Municipality of Penacova, and describes the activities and projects developed during the curricular internship. It focuses essentially on two educational projects linked to the Project Realiza.te of the Intermunicipal Community of the Region of Coimbra, with the goal of Promoting School Success and Reducing Failure and School Abandonment: the Program for the Implementation of Innovative Educational Environments - Project ''Learning for the Future'' and the Program for the Promotion of Phonological Awareness. It is also note, and due to the changes resulting from the crisis, participation as a member of the monitoring and regulation team of the Plan for Distance Learning (E@D) implemented in the municipality.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAmbientes educativos inovadorespor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProjetos educativospor
dc.subjectCâmara Municipal de Penacovapor
dc.subjectInnovative educational environmentseng
dc.subjectCompetenceseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectEducational projectseng
dc.subjectPenacova Town Halleng
dc.titleAmbientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacovapor
dc.title.alternativeInnovative educational environments and learning perspectives for the future in the development of skills for the 21st century: Intervention in Penacova Town Halleng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationSetor de Educação da Câmara Municipal de Penacova-
degois.publication.titleAmbientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacovapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202710688-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Daniela Cristiana Santos::0000-0003-0503-7673-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.degree.elementojuriSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
uc.degree.elementojuriMatos, Armanda Pinto Mota-
uc.contributor.advisorSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3177-5493-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório estágio_ Daniela Ferreira(FINAL).pdf9.64 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

92
checked on Sep 28, 2022

Download(s)

135
checked on Sep 28, 2022

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons