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https://hdl.handle.net/10316/94489
Title: | Relações entre Depressão e Disfunção Executiva nos Adultos Idosos: Revisão da Literatura | Other Titles: | Relationships Between Depression and Executive Dysfunction in Older Adults: Literature Review | Authors: | Leite, Ana Isabel Sobreira | Orientador: | Simões, Mário Manuel Rodrigues | Keywords: | Funções Executivas; Depressão; Disfunção Executiva; Envelhecimento; Avaliação Neuropsicológica; Executive Functions; Depression; Executive Dysfunction; Aging; Neuropsychological Assessment | Issue Date: | 29-Jul-2020 | Serial title, monograph or event: | Relações entre Depressão e Disfunção Executiva nos Adultos Idosos: Revisão da Literatura | Place of publication or event: | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Abstract: | Nas populações geriátricas, a depressão coexiste frequentemente com a presença de défices cognitivos, nomeadamente executivos. A relação entre estas duas perturbações é apoiada por estudos neuroimagiológicos que referem alterações cerebrais semelhantes no córtex pré-frontal, durante episódios depressivos e em casos de disfunção executiva. As funções executivas compreendem vários domínios específicos, imprescindíveis ao nosso funcionamento diário e, por isso, um défice executivo poderá levar à perda de independência do indivíduo, limitando, não só a vida do sujeito em questão, como também das pessoas à sua volta. Para avaliar a presença dos défices e da sintomatologia depressiva nas idades mais avançadas, é necessário utilizar instrumentos de avaliação neuropsicológica desenvolvidos, especificamente, para avaliar os declínios observados e validados para as idades em questão. Alguns destes instrumentos, tais como a versão para adulto do Inventário de Avaliação Comportamental de Funções Executivas e a Escala de Depressão Geriátrica, são referidos na terceira rúbrica desta dissertação, também como ponto de partida para a proposta de um estudo empírico, que tem como objetivo clarificar a natureza das relações entre depressão e disfunção executiva. De forma a melhorar a qualidade de vida dos adultos idosos com depressão e défices executivos, importa implementar estratégias de intervenção adequadas, o mais precocemente possível. Para este grupo, com Síndrome Depressiva-Executiva, as intervenções baseadas na evidência mais adequadas passam pela Problem Solving Therapy e pelo modelo Problem Adaptation Therapy, os quais demonstram resultados positivos, não só na redução da incapacidade funcional, como do impacto dos défices executivos. In geriatric populations, depression often coexist with the presence of cognitive deficits, namely executive ones. This relationship is also supported by neuroimaging studies that report similar brain changes in prefrontal cortex, observed during depressive episodes and cases of executive dysfunction. Executive functions include several domains, essential to our daily functioning and, therefore, an executive dysfunction can lead to the loss of the individual's independence, limiting not only the subject's life, but also the one’s from people around them. To assess the presence of deficits and depressive symptoms at older ages, it is necessary to use neuropsychological assessment tools developed specifically to assess the observed cognitive declines and adapted (or specially developed) for the ages in question. Some of these instruments, such as Behavior Rating Inventory of Executive Function for Adults and the Geriatric Depression Scale, are mentioned in the third section of this dissertation, also as a starting point for the proposal of an empirical study, which aims to clarify the nature of the relationship between depression and executive dysfunction. To improve the quality of life of elderly adults with depression and executive dysfunction, it is important to implement appropriate intervention strategies as soon as possible. For these patients, with Depressive-Executive Dysfunction, the most appropriate evidence-based interventions include the Problem-Solving Therapy and Problem Adaptation Therapy, which demonstrate positive results, not only in reducing functional disability, but also the impact of executive dysfunction. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/94489 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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