Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94482
Title: Relatório Científico-Profissional - Visão retrospetiva e prospetiva sobre o percurso profissional enquanto psicóloga
Other Titles: Scientific-Professional Report - Retrospective and forward-looking view of the professional career as a psychologist
Authors: Veríssimo, Sílvia Isabel Estêvão Simões
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Keywords: psicologia da educação; psicologia vocacional e do desenvolvimento; psicólogo escolar; orientação escolar e profissional; educational psychology; counselling and developmental psychology; school psychologist; school and professional guidance
Issue Date: 18-Dec-2020
metadata.degois.publication.title: Relatório Científico-Profissional - Visão retrospetiva e prospetiva sobre o percurso profissional enquanto psicóloga
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: This report is prepared within the scope of the Integrated Master's Degree in Psychology, Specialization in Counselling, Developmental and Educational Psychology, carried out under the standards for crediting Masters in Psychology from the degree in Psychology pre-Bologna, approved by the Scientific Council of the Faculdade de Psicologia e Cências da Educação da Universidade de Coimbra, on July 14, 2011. It is intended to make and describe a reflexive characterization of the activities we develop with relevance in the Educational area, from the conclusion of a Degree in Psychology - School and Professional Guidance in July 2001, until the present. We also refer, at the same time, the associated clinical practice, both with regard to educational practice and in the development of the psychologist's career as a mediating technician and intervener in all areas of the persons and entities lives. Provides a career analysis based on the acquired skills and experience obtained throuhout two decades of work, which were carried out and developed in the areas of Counseling, Developmental and Educational Psychology. Among the professional activities hereby described, a critical reflection of a research study is made on the School and Professional Guidance Program wich is implemented in a school-based model of psychological interventions. Thus, the first part of this report makes a presentation of the relevant activities carried out in the field concerned (educational and related activities), the clinical activity and training that we have benefited or been promoters of. This presentation will serve as a basis for a brief integrative reflection of the work developed in the different contexts in which we carry out professional activity.In the second part we will analyze and deepen the activities implemented throughout my activity with regard to School and Professional Guidance, in the area of promoting the development of vocational decision skills for 9th grade and secondary school students. This report was also a need for a moment of personal and professional balance.
O presente relatório é elaborado no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia, Área de Especialização em Psicologia da Educação Desenvolvimento e Aconselhamento, efetuado ao abrigo das normas para creditação de Mestres em Psicologia a partir do grau de Licenciatura em Psicologia pré-Bolonha, aprovadas pelo Conselho Científico da Faculdade em Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em 14 de julho de 2011. Pretende-se efetuar a descrição e caracterização reflexiva das atividades que desenvolvemos com relevância na área Educacional, desde a conclusão de Licenciatura em Psicologia – Ramo de Orientação Escolar e Profissional em julho de 2001, até ao presente. Referenciamos também, paralelamente, a prática clínica associada quer no que diz respeito à prática educativa quer no próprio desenvolvimento da carreira de psicólogo como técnico mediador e interveniente em todas as áreas da vida dos sujeitos e das entidades. Efetua uma análise de carreira baseado nas experiências e competências adquiridas na totalidade de trabalho realizado durante duas décadas e desenvolvido com relevância para o domínio da Psicologia da Educação Desenvolvimento e Aconselhamento. De entre as atividades profissionais descritas, efetua-se um estudo crítico-reflexivo sobre o programa de Orientação Escolar e Profissional, implementado numa lógica de modelo preventivo de intervenção psicológica no contexto escolar. Assim, a primeira parte deste relatório procede a uma apresentação das atividades relevantes desenvolvidas no domínio em causa (atividades educacionais e conexas), da atividade clínica e da formação de que beneficiámos ou fomos promotores. Essa apresentação servirá de base para uma breve reflexão integradora do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos em que exercemos atividade profissional.Na segunda parte procederemos à análise e aprofundamento das atividades implementadas ao longo da minha atividade no que diz respeito à Orientação Escolar e Profissional, na vertente da promoção do desenvolvimento de competências de decisão vocacional para alunos do 9º ano e Ensino Secundário. Este relatório surge também da necessidade de um momento de balanço pessoal e profissional
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94482
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons