Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94475
Title: 'Ideas Docentes': um modelo facilitador da reflexão e colaboração entre docentes - Potencial de 'scaling' em Portugal
Other Titles: 'Ideas Docentes': a model that facilitates reflection and collaboration between teachers - Scaling potential in Portugal
Authors: Venâncio, Daniela Filipa Monteiro
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: trabalho docente colaborativo; design thinking; inovação social; scaling; ensino obrigatório; teacher collaboration; design thinking; social innovation; scaling; compulsory education
Issue Date: 15-Feb-2021
Serial title, monograph or event: 'Ideas Docentes': um modelo facilitador da reflexão e colaboração entre docentes - Potencial de 'scaling' em Portugal
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A política educativa em Portugal tem procurado introduzir uma nova conceção de escola, tendencialmente mais flexível para que se ajuste às características dos e das alunas e às necessidades específicas do contexto local. A Autonomia e Flexibilidade Curricular vigora, a nível nacional, desde o ano letivo 2018/19, permitindo às escolas uma gestão parcial da carga horária curricular e a adoção de várias modalidades de organização do trabalho escolar, nomeadamente a constituição de equipas educativas, por forma a rentabilizar o trabalho docente e a centrá-lo nos e nas alunas. Considera-se esta conjuntura como promotora e facilitadora do estabelecimento de crescentes dinâmicas colaborativas entre docentes e da transformação das práticas educativas das escolas.O estudo aqui apresentado tem por finalidade analisar o potencial de scaling do modelo de trabalho colaborativo entre docentes Ideas Docentes, originário do sistema educativo chileno, para o contexto da escola pública portuguesa, enquanto ferramenta potenciadora do trabalho colaborativo entre docentes, para a implementação de estratégias pedagógicas facilitadoras da aprendizagem ajustadas ao contexto local. Pretende-se conhecer a opinião de docentes de escolas públicas em Portugal acerca da aplicabilidade de uma versão adaptada deste modelo no contexto da escola pública portuguesa. O estudo procura: identificar as necessidades de adaptação do modelo para que possa ser escalado para Portugal; compreender as dificuldades dos e das docentes no desenvolvimento e implementação de estratégias pedagógicas facilitadoras da aprendizagem, que respondam às necessidades específicas dos seus alunos e alunas; e contribuir para a construção de sugestões práticas de implementação de estratégias pedagógicas facilitadoras da aprendizagem, no contexto da escola pública portuguesa. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, de tipo exploratório, conduzida através de um questionário constituído por perguntas abertas, e de entrevistas focalizadas de grupo com docentes, tendo sido as respostas de ambas as técnicas sujeitas a análise de conteúdo, para categorização e interpretação.Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o modelo Ideas Docentes apresenta uma reduzida replicabilidade e uma elevada adaptabilidade no contexto português, o que se traduz num nível de transferibilidade moderado, sendo, o seu potencial de scaling limitado. O modelo engloba um conjunto de onze estratégias pedagógicas facilitadoras da aprendizagem, para as quais são apresentadas sugestões práticas de implementação no contexto português, bem como dificuldades sentidas pelos e pelas docentes, sendo as mais elencadas a falta de tempo e a reduzida autonomia e envolvimento dos e das alunas. Apesar de não ser totalmente claro o potencial de scaling do modelo Ideas Docentes no contexto português, é possível deduzir que apresenta uma grande adaptabilidade, tendo sido recolhidas sugestões e recomendações no sentido dessa adaptação ao contexto português, levantando-se a possibilidade de futuros estudos, nomeadamente junto de escolas que reconheçam valor no modelo e o entendam como oportunidade estratégica de desenvolvimento, bem como de decisores políticos. Além disso, o estudo permitiu conhecer um conjunto de perceções e sentimentos dos e das docentes participantes acerca do sistema de ensino português, que revelam alguma insatisfação com diversas dimensões da profissão. Destaca-se ainda uma visão algo ambivalente sobre o trabalho colaborativo, que é visto por um lado como positivo e desejável, embora, por outro, possa enfrentar resistências.
Educational policy in Portugal has sought to introduce a new concept of school, tending to be more flexible so that it fits the characteristics of students and the specific needs of the local context. Curricular Autonomy and Flexibility has been in force at the national level since the academic year 2018/19, allowing schools to partially manage the curricular workload and to adopt various types of organization of schoolwork, namely the constitution of educational teams, to make the teaching work more efficient and to focus it on the students. This situation is considered as a promoter and facilitator of the establishment of increasing collaborative dynamics between teachers and the transformation of educational practices in schools.The study presented here aims to analyze the scaling potential of the collaborative work model among teachers Ideas Docentes, originally from the Chilean educational system, for the context of the Portuguese public school, as a tool to enhance collaborative work between teachers, for the implementation of pedagogical strategies to facilitate learning which are adjusted to the local context. It is intended to know the opinion of public-school teachers in Portugal about the applicability of an adapted version of this model in the context of the Portuguese public school. The study seeks to: identify the model’s adaptation needs so that it can be scaled to Portugal; understand the difficulties of teachers in the development and implementation of pedagogical strategies that facilitate learning, which respond to the specific needs of their students; and contribute to the construction of practical suggestions for implementing pedagogical strategies that facilitate learning, in the context of the Portuguese public school. In methodological terms, an exploratory qualitative approach was used, conducted through a questionnaire consisting of open questions, and focused group interviews with teachers, being the responses of both techniques subject to content analysis, for categorization and interpretation.The results obtained allow us to conclude that the Ideas Docentes model presents reduced replicability and high adaptability in the Portuguese context, which translates into a moderate level of transferability, thus limited scaling potential. The model encompasses a set of eleven pedagogical strategies that facilitate learning, for which practical suggestions for implementation are presented in the Portuguese context, as well as difficulties experienced by the teachers, the most mentioned being the lack of time and the students’ reduced autonomy and involvement.Although the scaling potential of the Ideas Docentes model in the Portuguese context is not entirely clear, it is possible to deduce that it presents a great adaptability. Suggestions and recommendations towards its adaptation to the Portuguese context have been collected, raising the possibility of future studies, namely with schools that recognize value in the model and understand it as a strategic development opportunity, as well as with policy makers. In addition, the study allowed to acquire knowledge on a set of perceptions and feelings of participating teachers regarding the Portuguese education system, which reveal some dissatisfaction with different dimensions of their profession. It also highlights a somewhat ambivalent view of collaborative work, which is seen on the one hand as positive and desirable, although, on the other, it may face resistance.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94475
Rights: openAccess
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