Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94473
Title: Inovar, Empreender e Incluir através de plataformas de crowdfunding. Empreendimentos sociais e Gamificação
Other Titles: Innovation, Enterpreneurship and Inclusion through crowdfunding platforms. Social enterprises and gamification.
Authors: Bernardino, Rui Miguel Tavares Abreu
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Keywords: Crowdfunding; Gamificação; Projetos sociais; Empreendedorismo social; SARS-CoV2; Crowdfunding; Gamification; Social projects; Inclusive entrepreneurship; SARS-CoV2
Issue Date: 19-Feb-2021
Serial title, monograph or event: Inovar, Empreender e Incluir através de plataformas de crowdfunding. Empreendimentos sociais e Gamificação
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente investigação tomou como primeira finalidade perspetivar uma resposta fundamentada à questão: “Como apoiar financeiramente projetos de impacto social a partir de uma plataforma de crowdfunding gamificada?”A motivação para o estudo surgiu da constatação (experienciada) de empreendimentos que, apesar de reconhecidos no seu valor social facial, quando propostos a angariação para o seu desenvolvimento e implementação pelo apoio da coletividade não alcançam a meta. Trata-se, pois, de explorar o conceito e funcionamento de crowdfunding e que indicadores sugerem sucesso de projetos sociais. Paralelamente, num tempo de valorização do humano, da ecologia e de novas formas de desenvolvimento e de capacitação dirigidas à sustentabilidade com suporte da tecnologia foi considerado objetivo essencial deste estudo explorar como tem a gamificação sido potenciadora de oportunidades de investimento coletivo, designadamente no apoio a projetos competitivos aliados a processos de autonomização, inclusão e participação social, particularmente de empreendedores em situação de vulnerabilidade. Estudando os benefícios da gamificação na promoção de empreendedorismo e, simultaneamente, a vantagem de recorrer a comportamentos de jogo para promover atitudes de cidadania e equidade, augura-se que plataformas gamificadas de crowdfunding sejam uma via para democratizar a inovação social e o caráter inclusivo pelo apoio a projetos sociais.Entretanto, o estado de emergência despoletado pela pandemia por SARS-CoV2 introduziu novas variáveis na tomada de decisões e na avaliação de risco pelos potenciais investidores proponentes e apoiantes. A perceção de novos fatores de socialização económica e a eventual reformulação de medidas de empatia reforçaram o nosso interesse na observação, consulta e revisão de documentos acerca da história e das tendências dos sistemas de crowdfunding e de plataformas gamificadas de crowdfunding.
The first purpose of this research was to provide a reasoned answer to the question "How can we financially support projects with social impact through a gamified crowdfunding platform? The motivation for the study arose from the (experienced) observation of enterprises that, although recognized in their social face value, when proposed to raise for their development and implementation by the collective support do not achieve the goal. It is therefore a question of exploring the concept and operation of crowdfunding and indicators that suggest success in supporting projects of a social nature. Also, in a time of valorization of the human, of ecology and of new forms of development and training aimed at sustainability with the support of technology, it was considered an essential objective of this study to explore how gamification has been potentiating opportunities for collective investment, namely in supporting competitive projects allied to processes of being autonomous, include and active participant, particularly of entrepreneurs in vulnerable situations. Studying the benefits of gamification in promoting entrepreneurship and, simultaneously, the advantage of using play behaviors to promote attitudes of citizenship and equity, it is expected that gamified crowdfunding platforms are a way to democratize social and inclusive innovation by supporting social projects. However, the state of emergency triggered by the pandemic SARS-CoV2 has introduced new variables in decision making and risk assessment by potential proponents and supporters of crowdfunding campaigns. The perception of new factors of economic socialization and the eventual reformulation of empathy measures have reinforced our interest in observing, consulting and reviewing documents on the history and trends of crowdfunding platforms and gamified systems.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94473
Rights: openAccess
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