Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94472
Title: Olhares Diferentes, Histórias Iguais
Other Titles: Different Looks, Same Stories
Authors: Caldas, Raquel Ribeiro Seabra
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Keywords: Perturbação do Espetro do Autismo; Necessidades Especiais; Educação Especial; Autism Spectrum Disorder; Special Needs; Special Education
Issue Date: 13-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Olhares Diferentes, Histórias Iguais
Place of publication or event: Escola Básica e Secundária de Anadia
Abstract: A realização deste documento pretende relatar todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular na Escola Básica e Secundária de Anadia, desde 16 de setembro de 2019 a 13 de março de 2020 em regime presencial e até 30 de maio de 2020 em regime de teletrabalho em colaboração com a orientadora da Escola Básica e Secundária de Anadia, devido à pandemia de Covid-19, no âmbito da unidade curricular de estágio do 2.º ano de Mestrado de Continuidade em Ciências da Educação, lecionado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra.O principal objetivo da intervenção realizada é contribuir para o desenvolvimento e inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, através da concretização de atividades que visam a estimulação cognitiva, motora e sensorial dos alunos da Escola Básica e Secundária de Anadia. Considerando como referência e contexto privilegiado deste trabalho os alunos com necessidades educativas especiais, ao longo do documento são apresentadas temáticas sobre a perturbação do espetro do autismo, necessidades educativas especiais, o Centro de Apoio à Aprendizagem como resposta educativa e a Educação Especial. Em torno de todas as temáticas apresentadas anteriormente, é também descrito a concretização geral do estágio, assim como as atividades realizadas de resposta à instituição. Apresenta-se também o projeto final realizado, etapa a etapa, caracterizando todas as fases deste, desde a fase de análise de necessidades até à última etapa, a concretização do livro final.
The realization of this document intends to report all the work developed during the curricular internship at the Basic and Secondary School of Anadia, from September 16, 2019 to March 13, 2020 in person and until May 30, 2020 in teleworking in collaboration with the advisor of the Basic and Secondary School of Anadia, due to the Covid-19 pandemic, within the scope of the internship of the 2nd year of the Master of Continuity in Educational Sciences, taught at the Faculty of Psychology and Educational Sciences, of Coimbra University. The main objective of the intervention carried out is to contribute to the development and inclusion of students with special educational needs, throught the implementation of activities aimed at the cognitive, motor and sensory stimulation of students at the Basic and Secondary School of Anadia. Considering as a reference and priviliged context of this work students with special educational needs, throughout the documento of the spectrum of autism, special educational needs, the Learning Support Center as an educational response and Special Education. Around all the themes presented above, the general completion of the internship is also described, as well as the activities carried out in response to the institution. It also presents the final project carried out, step by step, characterizing all the phases of the project, from the needs analysis phase to the last step, the completion of the final book.Key-words: Autism Spectrum Disorder, Special Needs, Special Education.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94472
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_Final_MestradoCE_RaquelCaldas.pdf4.62 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

55
checked on Aug 18, 2022

Download(s)

51
checked on Aug 18, 2022

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons