Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94449
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatos, Ana Paula Soares-
dc.contributor.advisorCosta, José Joaquim Marques-
dc.contributor.authorSantos, Ana Margarida Cunha dos-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:02:00Z-
dc.date.available2021-04-28T22:02:00Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94449-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA forma como os adolescentes percebem o contexto escolar onde estão inseridos e como a escola cumpre com as suas necessidades psicológicas, parece ser um fator importante na determinação do envolvimento escolar dos mesmos (Wang & Holcombe, 2010). Ao avaliarmos as dificuldades inerentes ao trabalho e ambiente escolar, conseguimos obter dados que nos indicam quais os obstáculos que os jovens podem estar a sentir em relação à escola e de que forma isso pode contribuir para o seu sucesso ou insucesso escolar. A presente investigação surge no contexto do ProjetoSMS-Sucesso, Mente e Saúde e teve como objetivo o desenvolvimento e estudo das características psicométricas de uma medida que avaliasse as dificuldades escolares. A Escala das Dificuldades Percebidas Associadas ao Desempenho Escolar (EDPADE) é um instrumento constituído por 13 itens, com 4 possibilidades de resposta entre 1 (Nenhumas) e 4 (Bastantes). Nesta investigação participaram 399 adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, sendo 239 (60%) do sexo masculino e 160 (40%) do sexo feminino.A Análise Fatorial Exploratória (AFE) foi efetuada com 190 sujeitos e apontou para uma estrutura de dois fatores, o primeiro denominado de Dificuldades no trabalho escolar e o segundo de Dificuldades nas relações interpessoais.A Análise Fatorial Confirmatória (AFC) foi realizada com 209 sujeitos. Realizaram-se ajustes ao modelo através dos índices de modificação. Os pesos fatoriais e a fiabilidade individual dos itens revelaram-se adequados, bem como os diferentes índices de ajustamento, nomeadamente os valores do RMSEA, do CFI, do TLI e do SRMR, comprovando o ajustamento do modelo. Os valores do alfa de Cronbach indicaram uma boa consistência interna tanto para o total (α=.90) da escala como para ambos os fatores (α=.90; α=.79). Também a correlação entre os fatores se revelou elevada (r= .73). Foi ainda analisada a existência de validade convergente entre a EDPADE e outras medidas.A EDPADE é um instrumento válido para ser utilizado em futuras investigações que pretendam averiguar as dificuldades no desempenho escolar dos adolescentes. Permite uma análise mais detalhada no que concerne às dificuldades escolares e às estratégias de aprendizagem que os jovens possuem, bem como relativamente às dificuldades sentidas nos relacionamentos interpessoais neste ambiente.por
dc.description.abstractThe way adolescents perceive the school context in which they are inserted and how the school meets their psychological needs, seems to be an important factor in determining their school involvement (Wang & Holcombe, 2010). When assessing the difficulties inherent in work and the school environment, is possible to obtain data that show the obstacles that young people may encounter in relation to school and how this can contribute to their success or failure in school.The present investigation arises in the context of SMS Project- Success, Mind and Health and aimed to develop and study of psychometric characteristics of a measure that evaluated school difficulties.The Perceived Difficulties Associated with School Performance Scale (PDASPS) is an instrument consisting of 13 items, with 4 possible responses between 1 (None) and 4 (A lot). This investigation, consisted of 399 adolescents aged between 11 and 15 years old, 239 (60%) male and 160 (40%) female.The Exploratory Factorial Analysis (AFE) was carried out with 190 individuals and pointed to a structure of two factors, the first named Difficulties in school work and the second Difficulties in interpersonal relationships.Confirmatory Factor Analysis (AFC) was performed with 209 subjects. Adjustments were made to the model using the modification indices. The factor loadings and the individual reliability of the items proved to be adequate, as well as the different adjustment indexes, namely the values of RMSEA, CFI, TLI and SRMR. Cronbach's alpha values indicated good internal consistency both for the total (α = .90) of the scale and for both factors (α = .90; α = .79). The correlation between the factors was also high (r = .73). The existence of convergent validity between PDASPS and other measures was also analyzedPDASPS is a valid instrument to be used in future investigations that intend to ascertain the difficulties in school performance of adolescents. It allows for a more detailed analysis with regard to school difficulties and the learning strategies they have, as well as regarding the difficulties experienced in interpersonal relationships in this environment.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectdesempenho escolarpor
dc.subjectdificuldades escolarespor
dc.subjectadolescênciapor
dc.subjectsaúde mentalpor
dc.subjectsucesso escolarpor
dc.subjectschool performanceeng
dc.subjectschool difficultieseng
dc.subjectadolescenceeng
dc.subjectmental healtheng
dc.subjectschool achivementeng
dc.titleDificuldades escolares na adolescência: Estudo das características psicométricas da Escala das Dificuldades Percebidas Associadas ao Desempenho Escolarpor
dc.title.alternativeSchool difficulties in adolescence: Study of the psychometric characteristics of the Perceived Difficulties Scale Associated with School Performanceeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação-
degois.publication.titleDificuldades escolares na adolescência: Estudo das características psicométricas da Escala das Dificuldades Percebidas Associadas ao Desempenho Escolarpor
dc.date.embargoEndDate2026-07-22-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2026-07-22*
dc.identifier.tid202703916-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Ana Margarida Cunha dos::0000-0002-7340-4618-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.degree.presidentejuriSalvador, Maria do Céu Teixeira-
uc.degree.elementojuriMatos, Ana Paula Soares-
uc.degree.elementojuriPereira, Marco Daniel de Almeida-
uc.contributor.advisorMatos, Ana Paula Soares-
uc.contributor.advisorCosta, José Joaquim Marques-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextembargo_20260722-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6569-8038-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8159-088X-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Dissertação Ana Margarida Santos.pdf1.24 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

127
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

9
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons