Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94437
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
dc.contributor.authorSantos, Anália Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:00:27Z-
dc.date.available2021-04-28T22:00:27Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94437-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório espelha o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular que decorreu no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro, dando ênfase ao projeto de intervenção e à pesquisa desenvolvida. A intervenção dividiu-se em duas vertentes, sendo uma direcionada para a educação inclusiva e a outra, para a colaboração com o Projeto AutoSTEM. A ação na educação inclusiva centrou-se sobretudo no reforço das aprendizagens de alunos/as beneficiantes de apoio psicopedagógico individualizado da responsabilidade dos Centros de Apoio à Aprendizagem. A implementação do Projeto AutoSTEM veio a estender-se a diversas escolas, tendo sido dinamizadas várias atividades até à data de interrupção das atividades letivas. Ainda no âmbito deste projeto desenvolveram-se adaptações de um guião pedagógico de uma das atividades de forma a torná-la acessível a crianças cegas ou de baixa visão. Ambas as intervenções se encontram fundamentadas e descritas no presente relatório, tendo apenas sido efetuada uma avaliação mais formal da implementação do Projeto AutoSTEM. Para além da faceta interventiva, também no âmbito do Projeto AutoSTEM, realizou-se uma investigação que visava compreender o impacto de diferentes tipos de instruções na criatividade da criança, aquando de um contexto de guided play. Esta investigação foi realizada com base nas respostas a questionários, por parte das crianças participantes numa das oficinas do projeto, na observação participante e ainda na análise de produtos.por
dc.description.abstractThis report reflects the work developed in the scope of the curricular internshipthat took place at the Eugénio de Castro School Group, emphasizing the interventionproject and the research developed.The intervention was divided into two aspects, one directed the inclusiveeducation and the other towards collaboration with the AutoSTEM Project. The actionin inclusive education was mainly focused on reinforcing the learning of studentsbenefiting from individualized psycho-pedagogical support under the responsibility ofthe Learning Support Centers. The implementation of the AutoSTEM Project came to beextended to several schools, with several activities being promoted until the date ofinterruption of teaching activities. Also, within the scope of this project, adaptations ofa pedagogical guide for one of the activities were developed in order to make itaccessible to blind or low vision children. Both interventions are substantiated anddescribed in this report, with only a more formal assessment of the implementation ofthe AutoSTEM Project having been carried out.In addition to the interventionist facet, also within the scope of the AutoSTEMProject, an investigation was carried out to understand the impact of different types ofinstructions on the child's creativity, in the context of guided play. This investigation wascarried out based on the responses to questionnaires, by the children participating inone of the project's workshops, on participant observation and also on product analysis.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectProjeto AutoSTEMpor
dc.subjectEducação STEMpor
dc.subjectguided playpor
dc.subjectcriatividadepor
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectAutoSTEM Projecteng
dc.subjectSTEM Educationeng
dc.subjectguided playeng
dc.subjectcreativityeng
dc.titleProjeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castropor
dc.title.alternativeAutoSTEM Project and Inclusion: Intervention in the Eugénio de Castro School Groupeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAgrupamento de Escolas de Eugénio de Castro-
degois.publication.titleProjeto AutoSTEM e Inclusão: Intervenção no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castropor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202710653-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Anália Gonçalves::0000-0002-0283-168X-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriBidarra, Maria Graça Amaro-
uc.degree.elementojuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.contributor.advisorRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0843-0200-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio - Versão Final.pdf19.69 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

93
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

166
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons