Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94429
Title: How to promote innovation in work teams: The role of trust and reflexivity
Other Titles: Como promover a inovação nas equipas de trabalho: O papel da confiança e da reflexividade
Authors: Mendes, Ana Rita Brás
Orientador: Berger, Rita
Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Keywords: Inovação da equipa; Confiança da equipa; Reflexividade da tarefa da equipa; Equipas de trabalho; Team Innovation; Team Trust; Team task reflexivity; Work Teams
Issue Date: 9-Jul-2020
Serial title, monograph or event: How to promote innovation in work teams: The role of trust and reflexivity
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: A inovação da equipa é um dos muitos fatores que permite às organizações alcançar vantagens competitivas em períodos de mudança e, como tal, o principal objetivo desta dissertação é contribuir para a compreensão dos fatores que promovem a capacidade de inovação das equipas de trabalho, contribuindo para a conhecimento nesta área. Assim, este estudo pretende testar é um modelo de mediação, onde é hipotetizado que a confiança da equipa influencia positivamente a capacidade das equipas de inovar, direta ou indiretamente, através de sua influência no processo de reflexividade da equipa.Para tal, foi realizado um estudo empírico, de natureza transversal, que incidiu numa amostra constituída por 111 equipas de trabalho, pertencentes a 72 organizações portuguesas de diferentes setores de atividade. Os dados foram recolhidos através do método de inquérito por questionário e analisados a nível da equipa, testando-se um modelo de mediação simples com recurso ao PROCESS. Os resultados revelaram a existência de relações positivas e estatisticamente significativas entre a confiança da equipa (afetiva e cognitiva), a reflexividade da equipa e a inovação da equipa. Quanto à hipótese de mediação, os resultados revelaram uma mediação total da reflexividade das tarefas da equipa na relação entre confiança da equipa (nos dois componentes) e inovação da equipa. Por outro lado, a reflexividade das tarefas em equipa não medeia a relação entre confiança cognitiva e inovação em equipa.Estes resultados vêm reforçar a estudos anteriores que apontam para a relevância da confiança da equipa como estratégia para aumentar a inovação da equipa, diretamente ou através do aumento da reflexividade das tarefas da equipa.
Team innovation is one of many factors that allow organizations to achieve competitive advantage in times of change, and as such, the main goal of this dissertation is to contribute to the understanding of the factors that promote the innovation capacity of work teams, contributing to the knowledge in this area. Thus, this study aims to test a mediation model, where it is hypothesized that team trust positively influences the capacity of the teams to innovate, either directly or indirectly through its influence on the team reflexivity process. Then, an empirical study was carried out, with a cross-sectional design, involving a sample of 111 work teams and their leaders, belonging to 72 Portuguese organizations from different sectors of activity. The data were collected through the survey method and was analyzed at the group level, testing a simple mediation model using PROCESS. The results revealed a direct and statistically significant relationship between team trust (cognitive and affective), team task reflexivity, and team innovation. Regarding the hypothesis of mediation, the results revealed a full mediation of team task reflexivity in the relationship between team trust (in both components) and team innovation. On the other hand, team task reflexivity does not mediate the relationship between cognitive trust and team innovation. These results reinforce previous studies that point to the relevance of team trust as a strategy to increase team innovation, either directly or through an increase of team task reflexivity.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94429
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Master thesis_Ana Rita Mendes.pdf725.02 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

107
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

86
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons