Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94272
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
dc.contributor.authorPinto, Ana Rita Ferreira-
dc.date.accessioned2021-04-16T00:55:33Z-
dc.date.available2021-04-16T00:55:33Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.date.submitted2021-04-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94272-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractABSTRACTABSTRACTThis dissertation aims to develop a process that supports the selection of the most suitable cargo for the transport company. The process is applicable on return trips on the route between Germany and Portugal, where transport companies aim to occupy available equipment without an assigned load. Is presented a suggestion of a method to avoid empty return trips, which are synonymous of losses for the transport company. This method proposes to optimize the management of resources, as well as reduce waste and losses. The role that the international freight exchange market plays in this problem is analyzed, when it returns several cargo solutions that can fill the vehicle in question. This means that logistics operators have to be able to select the correct cargo for the different variants of the problem. Thus, the proposal for the cargo selection process is based on the analysis of the impact that the number of cargo available on the international freight exchange market, transport costs, compliance with time windows and equipment specifications have on the success of the trip. It is also studied the role that the journey completed with intermodal transport has for the reduction of waste. It’s observed of the results of a assessment carried out during the period of 11/25/2020 and 12/31/2020, on online freight platforms is made and the data obtained. It is possible to conclude that the use of this method is correct, since there are loads available, which respect the time restrictions and equipment specifications. Intermodal transport restricts a number of options, due to its transit time, but which in return brings benefits such as reduced travel costs. After analysing the distribution of the loading and unloading location of the different options, it is possible to conclude that in Germany the cargo is distributed throughout the country and in Portugal there is a focus on the area of Porto and Lisbon.eng
dc.description.abstractRESUMOA presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de um processo que apoia na seleção da carga mais favorável para a empresa de transportes. O processo é aplicável em viagens de retorno no percurso entre a Alemanha e Portugal, onde as empresas de transporte visam ocupar equipamentos disponíveis sem carga atribuída. É assim apresentada uma sugestão de um método para evitar viagens de retorno a vazio, que são sinónimo de prejuízos para a empresa de transportes. Este método propõe-se a otimizar a gestão dos recursos, bem como reduzir desperdícios e prejuízos. É analisado o papel que o mercado internacional da bolsa de cargas tem neste problema, quando devolve várias soluções de cargas que podem preencher o veículo em questão. Isto significa que os operadores logísticos têm que ser capazes de selecionar a carga correta para as diferentes variantes do problema. Assim, a proposta do processo para a seleção da carga é baseada na análise do impacto que o número de cargas disponíveis na bolsa internacional de cargas, os custos do transporte, o cumprimento de janelas temporais e especificações dos equipamentos têm no sucesso da viagem. É ainda estudado o papel que a realização do percurso por transporte intermodal tem para a redução de desperdício. É feita a observação dos resultados de uma pesquisa feita durante o período de 25/11/2020 e 31/12/2020, em plataformas online de cargas e o tratamento desses dados. É possível concluir que o uso deste método é exequível, visto que existem cargas disponíveis, que respeitam as restrições temporais e de especificações do equipamento. O transporte intermodal restringe um certo número de opções, devido ao tempo de transito necessário, mas que em contrapartida traz benefícios como o custo reduzido da viagem. Após análise da distribuição do local de carga e descarga das diferentes opções é possível perceber que em território alemão as cargas estão distribuídas por todo o país e em Portugal existe um foco na zona do Porto e Lisboa.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectTransporte intermodalpor
dc.subjectViagens de retornopor
dc.subjectRedução de desperdíciopor
dc.subjectJanelas horáriaspor
dc.subjectCálculo de custos de transporte intermodalpor
dc.subjectIntermodal transporteng
dc.subjectBackhaul tripseng
dc.subjectWaste reductioneng
dc.subjectTime windowseng
dc.subjectCalculation of the intermodal transport costeng
dc.titleProposta de processo para a sistematização da análise e seleção da carga de retorno numa rota entre Alemanha e Portugalpor
dc.title.alternativeProposal of a process for the systematization of the analysis and selection of the backhaul cargo on a route between Germany and Portugaleng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleProposta de processo para a sistematização da análise e seleção da carga de retorno numa rota entre Alemanha e Portugalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202697282-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinto, Ana Rita Ferreira::0000-0003-0568-8492-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSilva, Cristóvão-
uc.degree.elementojuriFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
uc.degree.elementojuriVaz, Paulo Joaquim Antunes-
uc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes::0000-0003-0459-0020-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons