Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94234
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dc.contributor.advisorBigotte, João Miguel Fonseca-
dc.contributor.authorFerrão, Ana Filipa Trindade-
dc.date.accessioned2021-04-15T22:00:21Z-
dc.date.available2021-04-15T22:00:21Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.date.submitted2021-04-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94234-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractCom o crescimento da população em áreas urbanas, agravam-se problemáticas relacionadas com as emissões de gases de efeitos de estufa e com o congestionamento das cidades, o que traz novos desafios para a sustentabilidade da mobilidade urbana.A mobilidade urbana encontra-se em grande mudança desencadeada por melhorias sociais e tecnológicas, sendo os modos de transporte ativos ou modos suaves, como a micro-mobilidade, uma oportunidade para resolver as problemáticas associadas.A micro-mobilidade surge como modo de transporte leve, com o intuito de percorrer distâncias curtas, normalmente para “a primeira ou última milha” de um trajeto. Inseridas na micro-mobilidade surgem as bicicletas e as trotinetes elétricas partilhadas, como resposta complementar para a mobilidade urbana com o intuito de serem um modo de transporte mais barato, mais rápido e que permite ter acesso a zonas que por vezes o veículo automóvel ou os transportes públicos convencionais não têm acesso.Contudo, com a rápida difusão dos sistemas de partilha de trotinetes elétricas por cidades de todo o mundo, foram surgindo vários problemas e vários obstáculos associados a estes sistemas, sendo esses fatores bastante mencionados na literatura científica. Porém, a comunidade científica tem analisado este tema focando, principalmente, em estudar os fatores que levam à adoção destes sistemas por parte do utilizador final, não havendo nenhum estudo focado em Portugal e poucos sobre a opinião de especialistas.Assim, neste trabalho é desenvolvida uma análise do contexto português, tentando perceber a difusão dos sistemas de partilha de trotinetes elétricas e desenvolvido um estudo de opinião de especialistas sobre a visão que estes têm relativamente ao papel dos sistemas de partilha de trotinetes elétricas na mobilidade urbana do futuro.por
dc.description.abstractWith population growth in urban areas, problems arise with greenhouse gas emissions and city congestion that increasingly challenge the sustainability of urban mobility.Urban mobility is facing major changes triggered by social and technological improves, with active modes of transport or soft modes such as micro-mobility appear as a possible solution to this problems.Micro-mobility emerges as a light mode of transport, with the goal of travelling short distances, usually for "the first or last mile” of a journey. Inserted in micro-mobility are bicycles and shared electric scooters, they work as a complementary answer too urban mobility with the objective to be a cheaper, faster mode of transportation and that allow access to areas that sometimes the car or conventional public transports do not have access.However, with the fast spread of sharing systems to cities around the world, a number of problems and obstacles associated have surfaced, these factors are often mentioned in scientific literature. However, the scientific community has analysed mostly the reasons that take the end user to adopt this systems. There is not any study about this systems in Portugal and very few studies with the opinion of field specialists.An analysis of the Portuguese context is developed in this work, trying to understand the diffusion of electric scooter-sharing systems and it is developed a study on expert’s opinion and vision regarding the role of electric scooter-sharing systems in the urban mobility of the future.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMobilidade Urbanapor
dc.subjectMobilidade Partilhadapor
dc.subjectMicro-mobilidadepor
dc.subjectTrotinetes elétricaspor
dc.subjectUrban Mobilityeng
dc.subjectShared Mobilityeng
dc.subjectMicro-mobilityeng
dc.subjecte-scooterseng
dc.subjectelectric scooterseng
dc.titleO papel da micro-mobilidade nos transportes urbanos do futuropor
dc.title.alternativeThe role of micromobility in the future of urban transportationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC-FCTUC-
degois.publication.titleO papel da micro-mobilidade nos transportes urbanos do futuropor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202697460-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerrão, Ana Filipa Trindade::0000-0002-4278-6609-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSousa, Jorge Nuno Veiga de Almeida e-
uc.degree.elementojuriSeco, Álvaro Jorge da Maia-
uc.degree.elementojuriBigotte, João Miguel Fonseca-
uc.contributor.advisorBigotte, João Miguel Fonseca::0000-0002-0324-2406-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0324-2406-
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