Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93946
Title: Otimização do Teste de Desgaste de Prato de uma Transmissão De Bicicleta
Other Titles: Chainring Wear Test Optimization
Authors: Almeida, Álvaro Manuel Monteiro
Orientador: Silva, Luís Miguel Cardoso Vilhena Pereira da
Figueiredo, Luis Miguel Mendes
Keywords: Desgaste; Abrasão; Prato de Transmissão; Bicicleta; Wear; Abrasion; Chainring; Bicycle
Issue Date: 20-Nov-2020
Serial title, monograph or event: Otimização do Teste de Desgaste de Prato de uma Transmissão De Bicicleta
Place of publication or event: SRAMPort, Lda
Abstract: O presente trabalho tem como principal objetivo a otimização de um teste de degaste ao prato de transmissão de uma bicicleta, de modo a aproximar os resultados do teste laboratorial realizados com a situação real que acontece no terreno. Este é realizado em parceria com a empresa SRAM®, na qual é executado este teste específico.Primeiramente, começou-se por verificar os testes existentes e as suas características, onde é ainda analisado procedimento atual tanto do teste laboratorial como do teste no terreno. Em segunda análise são identificadas as fontes de incerteza relacionadas com os processos de medição e de teste e também os fatores do sistema de transmissão que influenciam o mesmo.Em função do resultado das análises dos testes e das suas características foram selecionados os componentes a testar. De modo a estabelecer uma relação entre os testes laboratoriais e os testes no terreno fez-se três testes com parâmetros diferentes a componentes semelhantes. Em que no primeiro teste executa-se com os parâmetros atuais, o segundo altera-se a velocidade de rotação de 80 rpm para 70 rpm e o intervalo de inspeção de 7 horas para 24 horas, e por fim manteve-se a velocidade de rotação em 70 rpm e diminui-se o intervalo de inspeção para 7 horas.Após estas três iterações é feita uma análise dos resultados de todos os testes e são comparados as seguintes características: as taxas de degaste tanto do prato de transmissão como do alongamento da corrente. Os perfis laterais de desgaste, onde é analisada a evolução do desgaste da lateral do dente, e identificas as semelhanças entre os diferentes testes. O aspeto visual de alguns dentes de diferentes testes, onde é avaliada a influencia da posição de engrenamento das placas interiores da corrente no desgaste dos dentes. O desgaste loadflank, onde se observada a influência que o movimento sinusoidal tem sobre este. São ainda apresentados outros dois testes adicionais, realizados pela empresa, sendo estes o teste de autoshift e o teste de eficiência. Este são importantes para avaliar o desempenho do sistema de transmissão.
The present work has as main objective the optimization of a degassing test to the transmission plate of a bicycle, in order to approximate the results of the laboratory test carried out with the real situation that happens in the field. This is carried out in partnership with the SRAM® company, in which this specific test is performed.First, we started by verifying the existing tests and their characteristics, where the current procedure of both the laboratory test and the field test is also analyzed.In a second analysis, the sources of uncertainty related to the measurement and test processes are identified, as well as the factors of the transmission system that influence it.Depending on the result of the analysis of the tests and their characteristics, the components to be tested were selected.In order to establish a relationship between laboratory tests and field tests, three tests were performed with different parameters to similar components. In the first test the current parameters are executed, the second one changes the rotation speed from 80 rpm to 70 rpm and the inspection interval from 7 hours to 24 hours, and finally the rotation speed was maintained at 70 rpm and the inspection interval is reduced to 7 hours.After these three iterations, an analysis of the results of all tests is carried out and the following characteristics are compared: the degassing rates of both the transmission plate and the elongation of the current. The lateral wear profiles, where the wear evolution of the lateral tooth is analyzed, and the similarities between the different tests are identified. The visual aspect of some teeth from different tests, where the influence of the gear position of the inner plates of the chain on the wear of the teeth is evaluated. The loadflank wear, where the influence that the sinusoidal movement has on it is observed.Two other additional tests are also presented, performed by the company, these being the autoshift test and the efficiency test. These are important for evaluating the performance of the transmission system.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/93946
Rights: openAccess
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