Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93939
Title: PROPOSTA DE UM NOVO PRODUTO PARA UMA FÁ-BRICA DE APRENDIZAGEM DE UM LABORATÓRIO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL
Other Titles: PROPOSAL OF A PRODUCT TO BE USED IN A LEARNING FACTORY OF AN INDUSTRIAL ENGINEERING LABORATORY
Authors: Pinheiro, Victor Hugo Ferreira
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Fábrica de Aprendizagem; Engenharia e Gestão Industrial; Novo Produto; Learning Factory; Engineering and Industrial Management; New Product
Issue Date: 26-Nov-2020
Serial title, monograph or event: PROPOSTA DE UM NOVO PRODUTO PARA UMA FÁ-BRICA DE APRENDIZAGEM DE UM LABORATÓRIO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: O processo de ensino em universidades ao redor do mundo por muitas vezes é considerado maçante no que diz respeito à forma de transmitir conteúdo para os discentes. De outra forma, outros alunos possuem a característica de absorver conteúdo quanto lhe é ensinado na prática, assim como o conceito Learning by Doing. Assim sendo, o conceito de Fábrica de Aprendizagem surge com a proposta de transmitir técnicas e métodos ensinados em salas de aula de forma mais aplicada, simulando o ambiente desejado, como linhas de montagem por exemplo. Este conceito oferece, do ponto de vista académico, a oportunidade dos alunos observarem a técnica da perspetivas aplicada e, no contexto industrial, as Fábricas de Aprendizagem oferece ao operador a conveniência do erro em ambiente controlado. Este trabalho após realizar uma análise comparativa referente ao laboratório de-nominado de Lab-EGI incorporado nas dependências do laboratório de Engenharia e Gestão Industrial presente no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra e outros laboratório tidos como referencia ao redor do mundo, foi constatado a inferioridade do produto montado no Lab-EGI em relação aos produtos montados nas outras Fábricas de Aprendizagem. Com isso, este trabalho objetivou a proposição de um novo produto que pos-suísse maior complexidade de montagem, e alguma aplicação no ambiente real. Após a esco-lha do produto titulado como Dispensador de Fita, focou-se em determinar qual seria a me-lhor sequencia de montagem para o produto. Os resultados obtidos mostram que, baseado nos tempos médios acumulados de montagem nos três postos de trabalho, assim como nos tempos médio por etapa de trabalho, a proposta mais viável para a realidade da Fabrica de Aprendizagem do Laboratório de Enge-nharia e Gestão Industrial foi a proposta II.
The teaching process at universities around the world is often considered dull in terms of how to transmit content to students. Otherwise, other students have the characteris-tic of absorbing content when it is taught in practice, as well as the Learning by Doing con-cept. Therefore, the concept of the Learning Factory appears with the proposal to transmit techniques and methods taught in classrooms in a more applied way, simulating the desired environment, such as assembly lines for example. This concept offers, from an academic point of view, the opportunity for students to observe the technique of applied perspectives and, in the industrial context, the Learning Factories offers the operator the convenience of error in a controlled environment.This work, after performing a comparative analysis referring to the Lab-EGI de-named laboratory incorporated on the premises of the Engineering and Industrial Manage-ment laboratory present in the Mechanical Engineering Department of the University of Coimbra and other laboratories considered as references around the world, was found the inferiority of the product assembled at Lab-EGI in relation to the products assembled at other Learning Factories. With this, this work aimed at proposing a new product that would have greater complexity of assembly, and some application in the real environment. After choos-ing the product titled as a Tape Dispenser, he focused on determining which would be the best assembly sequence for the product.The results obtained show that, based on the accumulated average assembly times in the three work stations, as well as the average times per work stage, the most viable proposal for the reality of the Learning Factory of the Engineering and Industrial Manage-ment Laboratory was the proposal II.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/93939
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Victor Hugo Ferreira Pinheiro_2020.1.pdf14.61 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Apr 9, 2021

Download(s)

1
checked on Apr 9, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons