Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93886
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dc.contributor.advisorPiedade, Ana Paula da Fonseca-
dc.contributor.authorRocha, Inês Faria-
dc.date.accessioned2021-03-29T22:02:11Z-
dc.date.available2021-03-29T22:02:11Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.date.submitted2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93886-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe present work addresses the problems that exist in a duct component of the Airbus A330 anti-ice system. The study could not have been carried out without the collaborationof the airline 'TAP Portugal', which provided several manuals and procedures related to the component under analysis.Inconel® 625 is a material of choice in aeronautical industry, namely in anti-ice ducts fabric. This preference is due to the excellent varied proprieties of the superalloy, nickel based, of which stands out the efficient behavior when subjected to high temperatures and highly corrosive environments. However, the anti-ice duct, which belongs to an Airbus 330, and the respective coating present a marked wear that makes it impossible to use.Thus, the aim of this dissertation goes through the analyze of the properties of the Inconel® 625 duct and the WC-12%Co ceramic coating, applied by plasma spray technique. Having this in mind, microstructure, morphology, chemical and phasic composition and adhesion of the coating to the base material would be evaluated, in order to understand the way these factors influence the performance of the duct and coating set.Due to the pandemic installed in our country, caused by SARS-CoV-2, the application of experimental methods became impossible. However, an experimental hypothesis was made through which it was intended to discuss the possible causes of the observed failures and to propose solutions for increasing the lifetime of both the metallic tube and the ceramic coating.eng
dc.description.abstractO presente trabalho aborda os problemas que existem num componente da conduta do sistema anti-congelamento da aeronave Airbus A330. O estudo não poderia ter sido efetuado sem o auxílio da companhia aérea 'TAP Portugal', que disponibilizou vários manuais e procedimentos relativos ao componente em análise.O Inconel® 625 é um material de eleição para aplicação na indústria aeronáutica, nomeadamente no fabrico dos tubos anti-ice. Esta preferência deve-se à excelente panóplia de propriedades desta superliga, à base de níquel, destacando-se o seu eficiente comportamento quando sujeita a temperaturas elevadas e ambientes altamente corrosivos. No entanto, o tubo anti-ice, pertencente ao Airbus 330, e o respetivo revestimento apresentam um desgaste acentuado que torna inviável a sua utilização.Assim, o objetivo desta dissertação passa por analisar as propriedades do tubo de Inconel® 625 e do revestimento cerâmico de WC-12%Co, aplicado através da técnica de plasma spray. Neste contexto, seriam avaliadas a microestrutura, a morfologia, a composição química e fásica e a adesão do revestimento ao substrato do material base, de modo a perceber de que forma estas influenciam o desempenho do conjunto.Devido à pandemia instalada no nosso país, causada pelo SARS-CoV-2, tornou-se impossível a aplicação dos métodos experimentais. No entanto, foi realizada uma hipótese experimental através da qual se pretendia discutir as eventuais causas das falhas observadas e propor soluções para o aumento do tempo de vida tanto do tubo metálico como do revestimento cerâmico.por
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAirbuspor
dc.subjectSistema anti-gelopor
dc.subjectInconel® 625por
dc.subjectRevestimento por plasma sprayingpor
dc.subjectWC-Copor
dc.subjectAirbuseng
dc.subjectAnti-ice Systemeng
dc.subjectInconel® 625eng
dc.subjectPlasma spraying coatingeng
dc.subjectWC-Coeng
dc.titleAvaliação de um componente do sistema anti-ice do Airbus 330por
dc.title.alternativeEvaluation of a Component of an Airbus 330 Anti-ice Systemeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleAvaliação de um componente do sistema anti-ice do Airbus 330por
dc.date.embargoEndDate2026-11-12-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2026-11-12*
dc.identifier.tid202687252-
thesis.degree.disciplineEngenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRocha, Inês Faria::0000-0003-0230-7017-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.degree.presidentejuriRodrigues, Patrícia Freitas-
uc.degree.elementojuriPiedade, Ana Paula da Fonseca-
uc.degree.elementojuriBorges, Maria Cristina C. Ferreira-
uc.contributor.advisorPiedade, Ana Paula da Fonseca-
item.grantfulltextembargo_20261112-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1588-0640-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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