Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93859
Title: Comportamento experimental de T-Stubs sob condições cíclicas
Other Titles: Experimental behaviour of T-Stubs under cyclic conditions
Authors: Tambá, Bracia Veríssimo
Orientador: Silva, Luís Alberto Proença Simões da
Costa, Ricardo Joel Teixeira
Keywords: Juntas metálicas viga-pilar; Método das componentes; T-Stub; Comportamento monotónico; Comportamento cíclico; Steel beam-column joints; Momponent method; T-Stub; Monotonic behaviour; Cyclical behaviour
Issue Date: 25-May-2020
Serial title, monograph or event: Comportamento experimental de T-Stubs sob condições cíclicas
Place of publication or event: DEC-FCTUC
Abstract: O estudo de dispositivos de ligação, com o objetivo de assegurar a continuidade e transmissão de esforços numa estrutura, é um assunto amplamente desenvolvido por vários autores, sendo o método das componentes uma referência na análise e dimensionamento de uma gama alargada de configurações de juntas, encontrando-se mesmo codificado no Eurocódigo 3 – Projeto de estruturas de aço, Parte 1-8: Projeto de ligações. Ainda assim, este método foi calibrado apenas para juntas viga-pilar sob condições monotónicas de carregamento. O caráter cíclico de ações como o sismo, introduz uma camada de complexidade adicional a análise do comportamento das juntas, saindo fora do âmbito do método das componentes. Vários autores têm apresentado modelos analíticos capazes de simular o comportamento dissipativo das juntas metálicas aparafusadas em condições cíclicas de carregamento.Esta dissertação tem por objetivo a caraterização do comportamento de uma componente de extrema relevância para o comportamento dissipativo de uma ligação metálica viga-pilar: o T-Stub, através da sua modelação analítica e cujos resultados são confrontados com resultados de ensaios experimentais realizados.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
The study of connection devices, with the objective of ensuring the continuity and transmission of efforts in an all structure is a subject widely developed by several authors, the component method being a reference in the analysis and design of a wide range of joint configurations, it is even featured in Eurocode 3 - Design of steel structures, Part 1-8: design of structural connections. Nonetheless, this method was calibrated only for beam-column joints under monotonic loading conditions. The cyclical nature of these actions such as an earthquake, introduces a layer of additional complexity to the analysis of the behaviour of the joints, leaving outside the scope of the component method. Several authors have published analytical models capable of simulating the dissipative behaviour of bolted metal joints under cyclic loading conditions.This dissertation aims to characterize the behaviour of a component of extreme relevance for the dissipative behaviour of a beam-column metallic connection: the T-Stub, through its analytical modelling and whose results are compared with the results of experimental performed tests...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/93859
Rights: openAccess
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