Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93805
Title: Entre o Ver e o Descobrir: a fenda imagética no texto literário infantojuvenil como ferramenta didática.
Other Titles: Between Seeing and Discovering: the imagetic gap in children´s and teenage literary text as a teaching tool.
Authors: Macedo, Anna Ira Carvalho
Orientador: Simões, Maria João Albuquerque Figueiredo
Keywords: interartes; literatura infantojuvenil; imagem; fenda; didática da literatura; interarts; children and teenage literature; image; gap; didatics of literature
Issue Date: 19-Feb-2020
Serial title, monograph or event: Entre o Ver e o Descobrir: a fenda imagética no texto literário infantojuvenil como ferramenta didática.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A investigação levada a cabo, nesta dissertação, tem como objetivo analisar propõe-se, “entre o ver e o descobrir”, os espaços que podem ser desvendados, através da relação da literatura com a arte, em quatro obras de literatura infantojuvenil: O Pintor Debaixo do Lava-Loiças, do escritor e ilustrador português Afonso Cruz; As Botas do Sargento, do escritor e poeta português Vasco Graça Moura, conto inspirado na obra da pintora portuguesa Paula Rego; O Meu Amigo Pintor, da escritora brasileira Lygia Bojunga; Guerra e Paz, do escritor brasileiro Eraldo Miranda, narrativa inspirada nos painéis “Guerra” e “Paz” do pintor brasileiro Candido Portinari. A abertura para esses espaços (intervalos) das relações interartísticas em análise denomina-se neste trabalho como “fenda imagética”: a qual se faz presente no discurso literário infantojuvenil das obras pertencentes ao corpus desta dissertação e que se desdobra num e/ou se compõe de um conjunto de procedimentos interartísticos, de entre os quais sobressaem os ecfrásticos, possibilitando o caminho para uma diferente interpretação de textos literários em ambiente escolar e apresentando-se como uma benéfica ferramenta didática no ensino da literatura. A relação interartística entre literatura e pintura constitui-se como um diálogo profícuo, funcionando como estímulo fundamental no desenrolar deste trabalho. Este estudo parte de um entendimento da imagem enquanto elemento libertador e portador de sentidos com uma gramática própria que é necessário conhecer. Neste sentido, a a investigação realizada no presente trabalho tem como objetivo contribuir para o fomento do ensino da literatura entre crianças e jovens a partir, precisamente, da relação entre leitura literária e o poder libertário da imagem. A sutil diferença semântica entre os verbos “ver” e “descobrir” possibilita a dupla movimentação do olhar que este estudo expõe e analisa, uma vez que o olhar ora repara no exterior, ora descobre o interior. Essa dupla movimentação pode levar os discentes a uma reflexão sobre os universos que o rodeiam e a sua própria inserção no mundo. Acredita-se nesta dissertação que o diálogo interartes é de extrema valia, pois desperta olhares.
The research carried out in this dissertation aims to analyze proposes, “between seeing and discovering”, the spaces that can be unveiled, through the relationship between literature and art, in four works of children and teenage literature: The Painter Under the Sink, by the writer and Portuguese illustrator Afonso Cruz; The Boots of Sergeant, by Portuguese writer and poet Vasco Graça Moura, a tale inspired by the work of Portuguese painter Paula Rego; My Friend Painter, by Brazilian writer Lygia Bojunga; Guerra e Paz, by Brazilian writer Eraldo Miranda, a narrative inspired by the panels “Guerra” and “Paz” by Brazilian painter Candido Portinari. The opening to these spaces (gaps) of the interartistic relations under analysis is called in this work as “imagetic gap”: which is present in the children's and youth literary discourse of the works belonging to the corpus of this dissertation and which unfolds in and / or composes itself of a set of interartistic procedures, among which ecfrastic stand out, allowing the way for a different interpretation of literary texts in a school environment and presenting itself as a beneficial didactic tool in the teaching of literature. The interartistic relationship between literature and painting constitutes a fruitful dialogue, functioning as a fundamental stimulus in the development of this work. This study starts from an understanding of the image as a liberating element and carrier of senses with its own grammar that is necessary to know. In this sense, the research carried out in the present work aims to contribute to the promotion of the teaching of literature among children and young people based precisely on the relationship between literary reading and the libertarian power of the image. The subtle semantic difference between the verbs "see" and "discover" enables the double movement of the gaze that this study exposes and analyses, since the look now notices the outside, sometimes reveals the interior. This double movement can lead students to a reflection on the surrounding universes and their own insertion in the world. It is believed in this dissertation that interart dialogue is extremely valuable, since it arouses glances.
Description: Dissertação de Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93805
Rights: openAccess
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