Title: Análise de dados em investigação biomédica: Uma nova abordagem metodológica e sua expressão num algoritmo de agrupamento conceptual
Authors: Veiga, Francisco Maria de Siqueira de Alte da 
Keywords: Sociologia Médica (Biomatemática e Informática Médica)
Issue Date: 1995
Citation: VEIGA, Francisco Maria de Siqueira de Alte da - Análise de dados em investigação biomédica: Uma nova abordagem metodológica e sua expressão num algoritmo de agrupamento conceptual. Coimbra, 1994. 364 p.
Abstract: O trabalho subjacente à dissertação teve como objectivos principais: (i) o estudo da aplicabilidade, adequação e desempenho do paradigma do Agrupamento Conceptual como metodologia de análise de dados em domínios de natureza médica, procurando precisar as respectivas potencialidades enquanto alternativa aos métodos numéricos de Análise de Agrupamento, assumidos desde há décadas como referência obrigatória; (ii) melhorar e estender as capacidades de alguns algoritmos de Agrupamento Conceptual que mais se salientaram, tendo em atenção todo um conjunto de exigências ditadas pela aplicação a domínios médicos. A dissertação é composta de três partes. As partes I e II incluem os capítulos introdutórios e de revisão bibliográfica. A parte III engloba os capítulos de contribuição pessoal, nomeadamente: - apresentação de um novo algoritmo (ADAGIO) desenvolvido pelo autor, propondo um conjunto de soluções para algumas limitações importantes dos métodos de Agrupamento Conceptual existentes; - validação experimental e comparativa do algoritmo no que se refere à capacidade para detectar a estrutura subjacente aos dados e à manipulação de informação incompleta, utilizando domínios artificiais e reais de estrutura conhecida a priori; - validação experimental e comparativa mediante a aplicação prática do algoritmo a dois domínios concretos de investigação biomédica, com estrutura desconhecida a priori, procedendo-se à análise e discussão dos resultados numa perspectiva fundamentalmente médica; - conclusões e referência a aspectos merecedores de futura investigação.
URI: http://hdl.handle.net/10316/938
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FMUC Medicina - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.