Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93797
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
dc.contributor.authorNunes, Daniel dos Reis-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:12:06Z-
dc.date.available2021-03-18T23:12:06Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93797-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA sociedade moldou-se desde sempre a códigos visuais na tentativa de facilitar o seu dia a dia. No entanto, o mundo de hoje vive mais atrelado que nunca a uma cultura de imagem de perceção rápida e imediata: códigos, cores ou logótipos. É desta forma que a Banda Desenhada contribui como uma ferramenta de aprendizagem relevante do ponto de vista de conjugar a imagem com a mensagem. Embora poucas vezes usada no ensino, o que se pretende neste trabalho é mais que isso. Num grupo de alunos entre os treze e os dezasseis anos com vincadas dificuldades, a estratégia pedagógica apresentada não tem só como objetivo a aprendizagem e o uso de um recurso, mas sim a construção e a criação do próprio recurso pedagógico. Desta forma, baseado na experiência da aula oficina, aliado a uma construção de narrativa, os resultados deste trabalho foram bastante positivos, tanto ao nível do autoconceito académico como de assimilação, motivação, construção e aprendizagem, confiança, relação com colegas tal como nível da aquisição de conteúdos como fica demonstrado na análise de resultados. Este estudo é concretizado na busca de novas estratégias de aprendizagem que reforcem a participação dos alunos e a sua responsabilidade na sala de aula. Foi assim possível verificar a validade desta estratégia que colocou alunos a criarem os seus próprios recurso pedagógicos como o caso de um livro de Banda Desenhada que transmite os conteúdos do 9º ano de escolaridade mostrando assim que esta é uma opção válida no desenvolvimento de competências.por
dc.description.abstractSociety has always moulded itself to visual codes in an attempt to facilitate day to day life. However, in today's world, lives are tied more closely than ever to an image culture of fast and immediate perception: codes, colours or logos. It is in this way that Comic Strip books contribute as a relevant learning tool, from the perspective of combining the image with a message. Even though it is very seldom used in teaching, what is sought in this study is more than that. In a group of students with ages ranging between thirteen and sixteen years old, with discernible difficulties, the pedagogical strategy here presented did not solely aim at learning and using a resource, but at building the pedagogical resource itself. Therefore, grounded on a workshop-class experience, combined with a narrative construction, the results of this work were markedly positive, both in terms of academic self-concept, assimilation, motivation, construction and learning, confidence, relationship with peers as well as the level of content acquisition, as the outcome analysis demonstrates. This study aims at contributing to the search for learning strategies that reinforce student participation and their accountability in the classroom. It was for that reason possible to verify the validity of this strategy that allowed students to create their own pedagogical resources, such as the case of a Comic Strips book that conveys year 9 content, hence demonstrating its efficacy in the development of students’ skills.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino-Aprendizagem da Históriapor
dc.subjectCompetências de Aprendizagempor
dc.subjectBanda Desenhadapor
dc.subjectConstrução Narrativapor
dc.subjectAula-Oficinapor
dc.subjectTeaching-Learning of Historyeng
dc.subjectComic Strips Learning Skillseng
dc.subjectLearning Skillseng
dc.subjectNarrative Constructioneng
dc.subjectClassroom-Workshopeng
dc.titleA arte como veículo para o ensino e aprendizagem da História.por
dc.title.alternativeArt as a vehicle for teaching and learning history.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA arte como veículo para o ensino e aprendizagem da História.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674690-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNunes, Daniel dos Reis::0000-0002-4567-1698-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriNunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs-
uc.degree.elementojuriTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
uc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo::0000-0002-5927-3957-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
DanielNunes_versaofinal.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

193
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

311
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons