Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93791
Title: O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
Other Titles: The rural and the urban in Geography: Dynamic relations and imprecise limits. Pedagogical applications of the image.
Authors: Brandão, Paulo Joaquim Simões
Orientador: Fernandes, João Luís Jesus
Keywords: relações dinâmicas; imagem; complementaridade; território; coesão territorial; dynamic relations; image; complementarity; territory; territorial cohesion
Issue Date: 6-Nov-2020
Serial title, monograph or event: O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: The purpose of this repor is to expose all activities crried out durnig the academicyear 2019/2020 at the Avelar Brotero High School, as well as to analyze my surpervised teaching practice. In addiction, this report contains two more componentes, one theoretical and one practical.The first part is reserved for the characterization of the school (in general linesand with details at geographical level such as its location); the characterization of theclass where I taught Geografia A and a characterization of the academic andextracurricular activities carried out by the Geography internship group at ESAB.The second part refers to the scientific dimension of the theme chosen for its theorectical approach. In this chapter there will also be an analysis and critical reflectionon contentes and concepts that should be explored more widely with students. This themeof “relations between cities and the rural world” was the foundation for implemeting adidactic strategy.This same didactic strategy is the third part and is allusive to the pedagogical dimension of how the contentes of the theme “relations between cities and the rura lworld” were taught. Using the image as an analysis tool, it was used to expose representations of territories and creat a climate of debate and dialogue in the classroom. This stratagy was tested with a practical knowledge sheet, where the results of it will alsobe exposed to better understand the revelance and pertinence of this strategy in theclassroom. The close relationship between strict scientific precision and didactic strategy was used so that sudents could better understand this topic, which is not always adressed withthis strategy, never forgetting to articulate with other resources such as cartography, satellite images, graphics, news, among others, in order to creat a versatile dynamic in theapproach to this theme.
A realização deste relatório tem como finalidade expor todas as atividades realizadas durante o ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária Avelar Brotero, bem como fazer uma análise da minha prática docente supervisionada. Para além disso, este relatório contém mais duas componentes, a teórica e a prática. A primeira parte está reservada para a contextualização da escola (em traços gerais e com detalhes a nível geográfico e histórico); a caracterização da turma no qual lecionei Geografia A e ainda uma caracterização das atividades letivas e extracurriculares realizadas pelo núcleo de estágio de Geografia da ESAB.A segunda parte refere-se à dimensão científica do tema escolhido para a sua abordagem de forma teórica. Neste capítulo será também feita uma análise e reflexão crítica sobre conteúdos e conceitos que deveriam ser explorados de forma mais ampla com os alunos. Este tema das “relações entre as cidades e o mundo rural” foi o alicerce para implementar uma estratégia didática. Esta dinâmica entre espaços rurais e urbanos também pode ser observada e estudada em contexto de fronteira, onde as assimetrias transcendem os limites fronteiriços políticos. Para melhor entender esta realidade será elaborada uma abordagem à cooperação transfronteiriça entre cidades (eurocidades) e/ou entre paisagens rurais, no contexto da fronteira entre Portugal e Espanha, para melhor entender a realidade territorial em nos dois lados da fronteira nacional e espanhola. Essa mesma estratégia didática é a terceira parte e é alusiva à dimensão pedagógica de como foram lecionados os conteúdos do tema “relações entre as cidades e o mundo rural”. Usando a imagem como instrumento de análise, esta foi utilizada para expor representações de territórios e criar um clima de debate e diálogo na sala de aula. Esta estratégia foi testada com uma ficha prática de conhecimento, no qual irão ser também expostos os resultados da mesma para melhor compreender a relevância e pertinência desta estratégia em sala de aula. A estreita relação entre o rigor científico e a estratégia didática foram usadas para que os alunos pudessem melhor entender este tema, que nem sempre está abordado com esta estratégia, nunca esquecendo de articular com outros recursos como cartografia, imagens de satélite, gráficos, notícias, entre outros, de modo a criar uma dinâmica versátil na abordagem a este tema.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93791
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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