Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93785
Title: Competências para gestores de repositórios institucionais: o caso do Repositório Científico da Universidade de Coimbra
Other Titles: Skills for institutional repository managers: the case of the Scientific Repository of the University of Coimbra
Authors: Ferreira, Beatriz Lourenço Barrocas Neves 
Orientador: Borges, Maria Manuel
Miguéis, Ana Maria Eva
Keywords: Acesso Aberto; Repositórios Institucionais; Gestão de Repositórios; Gestores de Repositórios; Competências; Open Access; Institutional Repositories; Repository Management; Repository Managers; Skills
Issue Date: 10-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Competências para gestores de repositórios institucionais: o caso do Repositório Científico da Universidade de Coimbra
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: O movimento de acesso aberto estimulou várias mudanças no sistema de comunicação científica, promovendo a origem de novas ferramentas científicas e suscitando novas práticas e técnicas no modo de fazer ciência. É no contexto do movimento do acesso aberto que surgem os repositórios institucionais como plataformas digitais de recolha, organização, preservação e disseminação da propriedade intelectual das suas instituições, desempenhando um papel crítico no ciclo de investigação científica ao facilitarem acesso ao conhecimento científico, enquanto contribuem para o aumento da visibilidade e impacto dos resultados de investigação. No cenário atual da ciência aberta, o gestor de um repositório institucional representa um papel relevante e indispensável no contexto da comunicação científica, desempenhando funções de carácter específico e exigente. É neste sentido que o gestor deve reunir um conjunto de competências particulares de forma a realizar a gestão eficaz e eficiente do repositório institucional, e a conseguir corresponder aos desafios proporcionados pela ciência aberta. A presente dissertação baseia-se num estudo exploratório de carácter qualitativo, dividido numa parte teórica, suportada pela revisão da literatura, e numa parte empírica, sustentada por um estudo de caso. Pretende identificar o conjunto de competências que um gestor de um repositório institucional deve reunir, adotando como estudo de caso o Repositório Científico da Universidade de Coimbra – o Estudo Geral. Objetiva-se, assim, num plano geral, a cartografar as funções desenvolvidas na gestão de um repositório institucional, de modo a identificar as competências necessárias que um gestor deve reunir para cumprir a missão do repositório e atingir o seu sucesso.Como conclusões destacam-se a pertinência dos repositórios institucionais como instrumentos facilitadores de acesso aberto, centrais à comunicação científica, e o papel essencial do seu gestor como responsável pela sua organização, planeamento e, consequentemente, o seu sucesso, pelo que o mesmo deve reunir um conjunto específico de competências interdisciplinares de carácter complexo e exigente. Salienta-se ainda que, embora as funções de um gestor de repositório tenham origem no campo da Ciência da Informação, o conjunto de competências que deve possuir situam-se em vários domínios de aplicação, devendo o mesmo possuir um currículo amplo em várias áreas do conhecimento, frisando também a importância da formação contínua e ao longo da vida.O estudo contribui assim para facilitar a construção de processos de recrutamento da profissão de gestor de repositório institucional, enquanto concorre para o auxílio no desenvolvimento e capacitação da profissão. Deste modo, pode ser aplicado na elaboração de descrições de emprego, em planos de formação ou no desenvolvimento de carreiras na área. Neste sentido, destaca-se a sua relevância para a prática das funções de gestor de repositório, significando um contributo para o desempenho deste papel.
The open access movement stimulated several changes in the scientific communication system, promoting the origin of new scientific tools and giving rise to new practices and techniques in the way of doing science. It is in the context of the open access movement that institutional repositories emerge as digital platforms for the collection, organization, preservation and dissemination of the intellectual property of their institutions, playing a critical role in the research lifecycle by facilitating access to scientific knowledge, while contributing to increasing the visibility and impact of research outputs. In the current scenario of open science, the institutional repository manager plays a relevant and indispensable role in the context of scientific communication, performing specific and demanding functions. It is in this sense that the manager must gather a set of particular skills in order to carry out the effective and efficient management of the institutional repository, and to be able to meet the challenges provided by open science.This dissertation is based on a qualitative exploratory study, divided into a theoretical part, supported by the literature review, and an empirical part, supported by a case study. It intends to identify the set of skills that an institutional repository manager must gather, adopting as a case study the Scientific Repository of the University of Coimbra – Estudo Geral. Thus, the general purpose is to map the functions developed in the management of an institutional repository, in order to identify the necessary skills that a manager must gather to fulfill the mission of the repository and achieve its success.As conclusions, we highlight the relevance of institutional repositories as facilitating tools for open access, central to scientific communication, and the essential role of its manager as responsible for its organization, planning and, consequently, its success, so it must bring together a specific, complex and demanding interdisciplinary set of skills. It should also be noted that, although the functions of a repository manager originate in the field of Information Science, the set of competences that he/she must possess are located in several domains of application, so the manager must have a broad curriculum in several field areas, stressing also the importance of continuous and lifelong training.The study thus contributes to facilitate the construction of recruitment processes for the profession of institutional repository manager, while contributing to help in the development and training of the profession. In this way, it can be applied in the elaboration of job descriptions, in training plans or in the development of careers in the area. In this sense, its relevance for the practice of repository manager functions stands out, meaning a contribution to the performance of this role.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93785
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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