Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93751
Title: "Pedagogia da memória" no século digital: tecnologias digitais para estudar História Local
Other Titles: "Pedagogy of memory" in the digital century: digital technologies for studying Local History
Authors: Moniz, Ana Beatriz Senra
Orientador: Neto, Maria Margarida Sobral da Silva
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Competências; Património; História Local; Comunidades Virtuais de Aprendizagem; Aplicativos Digitais; Competences; Heritage; Local History; Virtual Learning Communities; Digital Apps
Issue Date: 22-Oct-2020
Serial title, monograph or event: "Pedagogia da memória" no século digital: tecnologias digitais para estudar História Local
Place of publication or event: Relatório
Abstract: It is known that historical knowledge is an indispensable component in the construction of an individual's identity, so it is up to teachers to transmit historical knowledge to 21st century students, developing skills in the field of History, capturing their interest and using resources that are familiar to them – digital technologies. In this sense, this work intends to verify if the active methodologies of content production contribute to the production of historical knowledge, based on history and local heritage through hybrid learning environments. The research was developed in a public school in the Autonomous Region of the Azores, with students from Secondary Education, who prepared the circuits of visit to different spaces of local heritage, in conjunction with the contents studied in the discipline of History B and built a digital app, with resources produced before and during the study visits. This investigation intends, therefore, to study possible scenarios and alternative learning designs, particularly with regard to the study of local history, seeking to understand the importance of this project for the development of students’ learning skills. In this text, all stages of the project are presented and described, as well as a reflection on the students’ initial motivation to participate in the project, based on their answers to a questionnaire regarding learning skills and another applied in the end, to evaluate this project as promoter of virtual learning communities. The results obtained in this study demonstrate that in a context of completely digital teaching it is possible, on the one hand, to develop different didactic works and activities in order to build the students' historical knowledge and, on the other, that work using the Digital Technologies of Information and Communication is essential, especially when the teacher seeks to promote not only learning related to the discipline he teaches, but also transversal ones.
É sabido que o conhecimento histórico é uma componente indispensável na construção da identidade do indivíduo, pelo que compete aos docentes transmitir conhecimento histórico aos estudantes do século XXI, desenvolvendo competências na área da História, captando o seu interesse e recorrendo a recursos que lhes são familiares – as tecnologias digitais. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho verificar se as metodologias ativas de produção de conteúdos contribuem para a produção de conhecimento histórico, com base no património e história locais e através de ambientes híbridos de aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública da Região Autónoma dos Açores, com alunos do Ensino Secundário, os quais prepararam os circuitos de visita a diferentes espaços do património local, em articulação com os conteúdos estudados na disciplina de História B e construíram um aplicativo digital, com recursos produzidos antes e durante as visitas de estudo. Esta investigação pretende, assim, perspetivar possíveis cenários e designs alternativos de aprendizagem, em particular no que concerne ao estudo da História Local, procurando perceber a importância deste projeto para o desenvolvimento de competências de aprendizagem dos estudantes. Neste texto, são apresentadas e descritas todas as etapas do projeto, bem como uma reflexão sobre a motivação inicial dos estudantes envolvidos na concretização do mesmo, a partir de um questionário sobre competências de aprendizagem e outro, aplicado no final, para avaliação deste projeto enquanto fomentador do desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que num contexto de ensino completamente digital é possível, por um lado, desenvolver trabalhos e atividades didáticas diferentes com o intuito de construir o saber histórico dos alunos e, por outro, que o trabalho com recurso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação é fundamental, sobretudo quando o docente procura promover não apenas aprendizagens relativas à disciplina que leciona, como, também, transversais.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93751
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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