Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93708
Title: As peregrinações a Fátima nos anos 1920-1940: uma análise social
Other Titles: Pilgrimages to Fátima in the 1920-1940s: a social analysis
Authors: Pimentel, Natacha Correia Araújo Freire
Orientador: Lopes, Maria Antónia da Silva Figueiredo
Keywords: Fátima; Peregrinações; Peregrinos; Práticas religiosas; Anos vinte-quarenta; Fátima; pilgrimages; Pilgrims; Religious practices; Twenties-forties
Issue Date: 16-Dec-2020
Serial title, monograph or event: As peregrinações a Fátima nos anos 1920-1940: uma análise social
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O fenómeno das Aparições marcou o futuro da Cova da Iria, sendo esta visitada anualmente por milhões de crentes, constituindo-se, assim, como o principal destino de peregrinações do país e um dos maiores santuários marianos no mundo.Em 1917 iniciaram-se as peregrinações a Fátima e, a partir desse ano, um número incontável de fiéis passaram a visitar o recinto. Esta dissertação surge neste contexto, na tentativa de realizar uma análise social dos primeiros peregrinos de Fátima e das suas práticas, desde os anos vinte aos anos quarenta.Considerando a análise proposta, várias questões podem ser enunciadas: Quem eram os peregrinos da Cova da Iria? De onde e por onde se deslocavam? Que meios de transporte utilizavam? Existiria algum tipo de organização tutelada pelas instâncias eclesiásticas nos locais de origem? Como é que os peregrinos eram recebidos pelas populações vizinhas? Que meios logísticos existiam na Cova da Iria para os acolher? Quais as práticas religiosas realizadas nos dias 13? Qual era a importância das curas milagrosas que aí ocorriam? Quem eram os miraculados? E, por fim, tentar-se-á perceber as motivações daqueles que caminharam até Fátima nas primeiras décadas da história do santuário.Para este fim, serão utilizados como fontes os periódicos A Guarda, O Mensageiro, o Voz de Fátima, o Boletim da Diocese de Lamego e o Voz de Lamego, nos anos 1923-1925; 1933-1935; e 1943-1945. Além disso, para a década de 1920, irá ser analisada a Documentação Crítica de Fátima e, também, o Manual do Peregrino da Fátima (nos anos 1926, 1928, 1931, 1935 e 1940).
The phenomenon of the Apparitions marked the future of the Cova da Iria, which is visited annually by millions of believers, thus constituting itself as the main pilgrimage destination in the country and one of the largest Marian shrines in the world.In 1917 pilgrimages to Fatima began and, from that year, countless numbers of faithful visit the enclosure. This dissertation appears in this context, in an attempt to carry out a social analysis of the first pilgrims from Fátima and their practices, from the twenties to the forties.Presenting a proposed analysis, several questions can be asked: Who were the pilgrims from Cova da Iria? Where and from where did they travel? What means of transport did they use? Would there be any kind of organization protected by ecclesiastical characteristics in the places of origin? How were pilgrims received by neighbouring families? What logistical means were available at Cova da Iria to accommodate them? What are the religious practices carried out on the 13th? What was the importance of the miracle cures that took place there? Who were the miraculous? And, finally, we will try to understand the motivations that went to Fátima in the first decades of the sanctuary's history.To this end, they will be used as sources of the journals A Guarda, O Mensageiro, o Voz de Fátima, o Boletim da Diocese de Lamego e o Voz de Lamego, in the years 1923-1925; 1933-1935; and 1943-1945. In addition, about the 1920s, the Documentação Crítica de Fátima (Critical Documentation of Fatima) and also the Manual do Peregrino da Fátima (Pilgrim's Manual of Fatima) in the years 1926,1928,1931,1935 and 1940) will be analysed.
Description: Dissertação de Mestrado em História apresentada à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93708
Rights: openAccess
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