Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93705
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
dc.contributor.authorCaetano, Ana Carolina Vasco-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:01:24Z-
dc.date.available2021-03-18T23:01:24Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93705-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO território é, e sempre foi, um espaço de comunicação e cabe a cada pessoa a interpretação das mensagens refletidas nele. A distribuição da população pelo território levou ao aumento da população nas cidades e estas tiveram de se transformar para adquirir capacidades de resposta a novas situações. A comunicação, informação e participação ativa dos cidadãos no território são a chave da resolução de problemas recorrentes nas áreas urbanas.A partir do desenvolvimento das novas tecnologias os conceitos de espaço e tempo foram transformados, sendo possível comunicar para qualquer parte do globo sem ter de fazer qualquer deslocação. Assim surgiu a globalização com um novo conceito, o território virtual. Atualmente a sociedade está permanentemente exposta a informação enviada de forma constante e não verificada. A questão que mais se coloca na sociedade de informação é a capacidade de interpretação e seleção da mesma, de forma a não criar desinformação que podem abalar as estruturas políticas, económicas e sociais.A disciplina de Geografia tem como critério inicial ao seu desenvolvimento a observação. A capacidade de afastamento do espaço de análise e observar o território, sem o ruído da informação constante, permite ao geógrafo discernir de forma mais ponderada os acontecimentos. A partir desta premissa, é pretendido aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Geografia e desenvolver o espírito crítico em relação à informação que obtida através dos media. A eleição do ensino baseado em trabalho de projeto tem como objetivo o envolvimento dos alunos de forma mais consciente e consistente no processo de ensino-aprendizagem, dando oportunidades de avaliação diversificadas promovendo a aprendizagem efetiva de todos os alunos.por
dc.description.abstractThe territory is, and always has been, a place of communication and it is up to each person to interpret the messages reflected in it. The distribution of the population throughout the territory has led to an increase in the population in the cities and these have had to change in order to acquire capacities to respond to new situations. Communication, information, and active participation of citizens in the territory are the key to solving recurrent problems in urban areas.From the development of new technologies, the concepts of space and time have been transformed and it is possible to communicate to any part of the globe without having to make any movement. This is how globalization came about with a new concept, the virtual territory. Today society is permanently exposed to information sent in a constant and unverified way. The question that arises most in the information society is the capacity to interpret and select it, so as not to create disinformation that can shake political, economic, and social structures.The discipline of Geography has an initial criterion for its development of the observation. The ability to move away from the space of analysis and observe the territory, without the noise of constant information, allows the geographer to discern events in a more considered way. From this premise, it is intended to apply the knowledge acquired in the discipline of Geography and develop a critical spirit in relation to the information obtained through the media. The choice of teaching based on project work aims at involving students in a more conscious and consistent way in the teaching-learning process, giving diversified evaluation opportunities promoting effective learning for all students.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectProblemas Socioeconómicospor
dc.subjectTrabalho de Projetopor
dc.subjectMediapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectSocio-economic problemseng
dc.subjectProject Workeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleO território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadaniapor
dc.title.alternativeTHE TERRITORY SEEN BY THE MEDIA - A PEDAGOGICAL APPROACH TO CITIZENSHIPeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleO TERRITÓRIO VISTO PELOS MEDIA - UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA A CIDADANIApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674444-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCaetano, Ana Carolina Vasco::0000-0002-6925-0505-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriFernandes, João Luís Jesus-
uc.degree.elementojuriNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
uc.contributor.advisorNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5000-8754-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaCaetano_versaofinal.pdf5.78 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

110
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

176
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons