Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93703
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dc.contributor.advisorFernandes, João Luís Jesus-
dc.contributor.authorCosta, Afonso Duarte-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:01:22Z-
dc.date.available2021-03-18T23:01:22Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93703-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractÉ incontestável que o ser humano é um ator social e a sociedade é uma condição para prosperar. A humanidade encontra-se num processo de mudança. Há tendências para a expansão de uma sociedade urbana, resultante de um fenómeno que se define por urbanização. Trata-se de um processo socioeconómico profundo que transforma o espaço rural em espaço urbano e altera as territorialidades das populações. Esta urbanização resulta de forças motrizes várias e acarreta mudanças, mais ou menos radicais, da população rural que se “converte” à urbanidade. Alteram-se os modos de vida à medida que se verifica o aumento da população urbana, acompanhada pelo avanço da malha construída, produzindo uma paisagem que se pode perceber a partir de pontos distanciados de observação, tais como satélites.O desenvolvimento tecnológico fez-se acompanhar por um conjunto de instrumentos auxiliares de observação que podem beneficiar a Geografia, uma vez que são importantes para a análise da superfície terrestre. As imagens satélite, permitem acompanhar os fenómenos que nela ocorrem, incluindo, nalguns casos, o avanço da malha urbana.O Google Earth, é um software que dispõe de um vasto conjunto de imagens satélite e fotografias aéreas que representam o globo terrestre em 3 dimensões. O seu acesso gratuito, fácil e intuitivo, contribuiu fortemente para a democratização da observação da superfície terrestre a partir do espaço. Esta ferramenta tem um elevado potencial didático para o ensino da Geografia. Entre outros aspetos, permite aos alunos desenvolver o tão essencial “olhar espacial”, um contributo fundamental para a formação de cidadãos ativos e conscientes, conhecedores da sua realidade geográfica de proximidade, mas sensíveis também aos espaços mais distantes.por
dc.description.abstractIt´s indisputable that the human being it is a social actor and society is a condition to thrive. Humanity it is in a changing process. There are tendencies to the expansion of the urban society that is a result of a phenomenon defined as urbanization. It is a deep socio-economic process that transforms the rural space into urban space and changes the territorialities of the population. This urbanization it is the result of many driving forces and brings changes, in a more or less radical way, to the rural population that “converts itself” to the urbanization. It changes the lifestyles, as the urban population grows, escorted by the expansion of the urban built that produces a landscape that can be perceived trough distancing observation points, like the satellites. The technological advance brought a variety of auxiliary instruments that can be useful to Geography, since they are important to the analysis of the earth surface. The satellite imagery allows to observe the occurring phenomenon in it, including, in some cases, the evolution of the urban mesh.Google Earth, a software that disposes a large set of satellite images and aerial footages that represents the globe in three dimensions. His free, easy, and intuitive access, strongly contributed to the democratization of the observation of the earth surface from space. This tool has an immense didactic potential to Geography teaching. Beside other aspects, it allows the students to develop the so important “spatial look”, a fundamental contribute to the formation of active and conscious citizens, who know their close geographical reality, but also more sensitive to more distant spaces.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectExpansão Urbanapor
dc.subjectGoogle Earthpor
dc.subjectImagem Satélitepor
dc.subjectEnsino da Geografiapor
dc.subjectUrban Expansioneng
dc.subjectGoogle Eartheng
dc.subjectSatellite Imageryeng
dc.subjectGeography Teaching.eng
dc.titleO Google Earth como recurso pedagógico no ensino da Expansão Urbana: Processos e Dinâmicaspor
dc.title.alternativeGoogle Earth as a pedagogical resource in the teaching of Urban Expansion: Processes and Dynamicseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleO Google Earth como recurso pedagógico no ensino da Expansão Urbana: Processos e Dinâmicaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674410-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Afonso Duarte::0000-0003-1257-4362-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriFernandes, João Luís Jesus-
uc.degree.elementojuriSilva, Susana Maria Pereira da-
uc.contributor.advisorFernandes, João Luís Jesus-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9419-631X-
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