Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93700
Title: O recurso às imagens sensoriais como estratégia de compreensão da leitura
Other Titles: The use of sensory images as a reading comprehension strategy
Authors: Marques, Filipa Isabel Pereira Oliveira
Orientador: Juan, Maria Luísa Aznar
Keywords: Compreensão; Estratégias; Leitura; Imagens Sensoriais; Texto; Comprehension; Strategies; Reading; Sensory Images; Text
Issue Date: 24-Jan-2020
Serial title, monograph or event: O recurso às imagens sensoriais como estratégia de compreensão da leitura
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Ler é um processo complexo e a compreensão de um texto é uma habilidade, desenvolvida na escola e melhorada ao longo da vida, que envolve o processamento da informação a partir de estratégias cognitivas e metacognitivas. É nesta operação que o docente tem um papel fundamental: dotar o aluno de estratégias específicas que o auxiliem na compreensão de um qualquer texto. O presente estudo apresenta uma reflexão acerca da leitura e do modo como a utilização das imagens sensoriais pode contribuir para uma melhor compreensão de um texto. Neste relatório, descreve-se o trabalho realizado durante a prática pedadógica desenvolvida no Colégio St. Paul’s School, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira – Espanhol - no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.O principal objetivo do relatório foi trabalhar didaticamente a utilização da imagem sensorial como estratégia de compreensão da leitura em Português Língua Materna (doravante, PLM) e em Espanhol Língua Estrangeira (doravante, ELE) para dotar os alunos de uma melhor compreensão da leitura de acordo com os níveis de proficiência propostos pelos documentos “Aprendizagens Essenciais - articulação com o perfil dos alunos” do 7º ano - 3º ciclo do ensino básico, para o ensino de português e de espanhol.O trabalho começa com uma contextualização socioeducativa do colégio e da turma onde lecionei e, numa segunda parte, elabora uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica supervisionada e elenca as atividades extracurriculares realizadas. Num terceiro ponto, reflete sobre a utilização das imagens sensoriais como estratégia de compreensão da leitura nas aulas de PLM e ELE, para posteriormente demonstrar, através da metodologia adotada e das didatizações elaboradas durante a prática letiva, como a estratégia foi implementada nas aulas.As ponderações finais reportam-se à forma como a estratégia pode contribuir para uma maior compreensão da leitura, em PLM, e como é facilitadora da compreensão da leitura em ELE.
Reading is a complex process and decoding a text is a skill developed in school and improved throughout one’s life that involves the processing of information through cognitive and metacognitive strategies. This is the reason why the teacher has a fundamental role in this process: to equip the student with a series of strategies that help him or her understand any text. The present study presents a reflection on reading and how the use of sensory images can contribute to a better understanding of a text. In this paper describes the work done during my practicum at Colégio St. Paul’s School for the Masters in Teaching Portuguese and the Foreign Language -Spanish-in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The main objective of this study was to use sensory images didactically and as a strategy for reading comprehension in Portuguese as a First Language (hereafter, PLM) and Spanish as a Foreign Language (hereafter, ELE), as well as to provide students with a better understanding of the reading material according to the levels of proficiency proposed for the documents “Aprendizagens Essenciais - articulação com o perfil dos alunos” from 7th year - -3rd Cycle of Basic Education, for portuguese and Spanish teaching. Therefore, after a socio-educational contextualization of the school and the class, the second part of this paper includes a critical reflection on the supervised practicum and the extracurricular activities performed. The third point is a reflection on the use of sensory images as a strategy for reading comprehension in the PLM and ELE classrooms. Then there is a demonstration made through the methodology adopted as well as the didactical materials elaborated during the teaching practice on how the strategy was implemented in the classes. The final findings report the way in which the strategy can contribute to a greater understanding of reading in PLM and how it can facilitate reading comprehension in ELE.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93700
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Filipa Marques_versãofinal.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Apr 9, 2021

Download(s)

1
checked on Apr 9, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons