Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93683
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
dc.contributor.authorCatrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves Martins-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:01:02Z-
dc.date.available2021-03-18T23:01:02Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93683-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito do conteúdo gramatical da subordinação adverbial na organização textual, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português em duas turmas do Ensino Secundário, uma de 12.º ano do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e uma de 10.º ano do curso Científico Humanístico de Artes Visuais. Com este trabalho, tentou-se aferir de que modo o ensino explícito da subordinação adverbial na organização textual/discursiva pode melhorar a competência escrita dos alunos, através de uma abordagem didática distinta: representação gráfica em diagrama de orações (O’Brien, s/d). Para isso, delimitaram-se como objetivos da investigação (i) compreender a identificação da estrutura da frase da parte dos alunos, (ii) aferir a capacidade de organização da oração subordinada adverbial da parte dos alunos e (iii) descrever a aplicação de estruturas linguísticas da oração subordinada adverbial em sequências textuais, realizadas pelos alunos. Neste sentido, com a didatização, em ambas as turmas, pretendeu-se levar os alunos (i) a tomar consciência da estrutura da frase, (ii) a compreender a organização textual/discursiva através da subordinação adverbial e (iii) a aperfeiçoar a competência escrita. Perante os resultados obtidos, através da análise das respostas dos alunos aos vários instrumentos de recolha de dados, considera-se que a aplicação didática produziu efeitos positivos. De facto, depois do ensino explícito das orações adverbiais, não apenas os textos dos alunos evidenciaram menor ocorrência de problemas, como também a perceção dos alunos sobre as atividades revela que compreender a organização frásica potencia uma melhoria da competência escrita.por
dc.description.abstractThis report describes a case study of explicit instruction of the grammatical adverbial subordination in textual organization. It was developed in the teacher training practice of Portuguese in two secondary school classes: 12th grade of Scientific-Humanistic of Sciences and Technologies course and 10th grade of Scientific-Humanistic Visual Arts course. This report will assess how the explicit instruction of adverbial subordinate clauses through a methodological approach (sentence diagramming, O’Brien, s/d) improves the students’ writing ability. The research aims were: (i) understand how students identify the sentence structures; (ii) understand the students’ ability in organizing adverbial subordinate clauses; and (iii) describe how students apply subordinate adverbial clauses. It was intended, through this methodological approach, students would be aware of sentence structures would understand the textual organization through adverbial subordinate clauses and would improve their writing skills. The analysis of collected data pointed out that this approach had positive effects, as students’ texts revealed less errors and students recognised that understanding sentence structures enhanced their writing competence.This report describes a case study of explicit instruction of the grammatical adverbial subordination in textual organization. It was developed in the teacher training practice of Portuguese in two secondary school classes: 12th grade of Scientific-Humanistic of Sciences and Technologies course and 10th grade of Scientific-Humanistic Visual Arts course. This report will assess how the explicit instruction of adverbial subordinate clauses through a methodological approach (sentence diagramming, O’Brien, s/d) improves the students’ writing ability. The research aims were: (i) understand how students identify the sentence structures; (ii) understand the students’ ability in organizing adverbial subordinate clauses; and (iii) describe how students apply subordinate adverbial clauses. It was intended, through this methodological approach, students would be aware of sentence structures would understand the textual organization through adverbial subordinate clauses and would improve their writing skills. The analysis of collected data pointed out that this approach had positive effects, as students’ texts revealed less errors and students recognised that understanding sentence structures enhanced their writing competence.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectensino explícito da subordinação adverbialpor
dc.subjectorganização textual/discursivapor
dc.subjectcoesão interoracionalpor
dc.subjectrepresentação em diagrama de oraçõespor
dc.subjectinterseção entre o ensino da língua e da literaturapor
dc.subjectexplicit instruction of adverbial subordinationeng
dc.subjecttextual/discursive organizationeng
dc.subjectinterorational cohesioneng
dc.subjectdiagramming sentenceseng
dc.subjectintersection between literature and language teachingeng
dc.titleO Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.por
dc.title.alternativeExplicit teaching of adverbial subordination in textual organization. A Scientific-Didactic Case Study in High School.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFLUC-
degois.publication.titleO Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674266-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCatrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves Martins::0000-0002-0620-9484-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria Joana de Almeida Vieira dos-
uc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5468-2826-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
BeatrizCatrola_versaofinal.pdf8.31 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

164
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

304
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons