Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93657
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dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.authorCruz, Clementina Maria Pires Domingues de Araújo-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:00:28Z-
dc.date.available2021-03-18T23:00:28Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93657-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAs metodologias tradicionais baseadas na transmissão de conhecimentos encontram-se, por vezes, desajustadas face às novas exigências da sociedade atual. Por isso, torna-se imperioso procurar estratégias didáticas alternativas, capazes de motivar os alunos para a aprendizagem e de os preparar para enfrentar os novos desafios que se impõem. Neste contexto torna-se pertinente associar as tecnologias da informação e comunicação às práticas educativas, permitindo ao professor diferenciar as suas metodologias e extravasar a sua interação com os discentes para além do seu espaço nativo, a sala de aula. Neste relatório, desenvolvido no contexto do Estágio Pedagógico no decorrer do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e implementado em três turmas do ensino básico, procurou-se explorar as potencialidades das visitas de estudo in loco e das visitas de estudo virtuais (VEV) enquanto estratégias didáticas eficazes e capazes de motivar os alunos para a aprendizagem da História, envolvendo-os ativamente na construção do seu próprio conhecimento.Não obstante, este estudo apoiado por uma parte empírica realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, foi desenvolvido um trabalho com o intuito de analisar a importância atribuída pelos alunos e professores às visitas de estudo em contexto formal de aprendizagem.Para delinear e estruturar este estudo, formulou-se uma questão orientadora: As visitas de estudo constituem uma estratégia pedagógica eficaz e motivadora no ensino da História? De forma a obter a resposta pretendida optou-se por uma metodologia de natureza mista (qualitativa e quantitativa), sendo a recolha de dados efetuada por diversos meios, de forma a permitir um cruzamento da informação e, consequentemente construir um conhecimento mais sustentado.Os resultados sugerem que a realização de visitas de estudo, quer presenciais quer virtuais, apresenta-se como uma estratégia de ensino que pode ser usada na prática pedagógica, aumentando a motivação e o envolvimento ativo dos alunos na construção da sua própria aprendizagem, permitindo uma melhor compreensão e consolidação dos conteúdos. Tanto os discentes como os docentes reconhecem que as visitas de estudo possuem implicações educacionais assinaláveis, promotoras do desenvolvimento pessoal, social e de aprendizagem e vistas como vantajosas. Porém, é de salientar que os professores identificaram neste tipo de atividades vários aspetos impeditivos, obstáculos que muitas vezes limitam a sua organização e a sua concretização.por
dc.description.abstractTraditional methodologies used in teaching are, sometimes, out of date with the new skills of today's society. Therefore, it is imperative to look for alternative strategies, capable of motivating students for learning and preparing strategies to face the new challenges that have arisen. In this context, it becomes pertinent to associate information and communication technologies with educational practices, allowing teachers to diversify their methodologies and to extend their interaction with students beyond a classroom.In this report, developed in the context of the Master's Course in History Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education Pedagogical Internship, and implemented in three classes of basic education, try to explore the potential of study visits in loco and virtual study visits, as didactic strategies and capable of motivating students to learn history, are actively involving them in the construction of their own knowledge.Nevertheless, this study supported by an empirical part carried out during the academic year 2019/2020, a work was developed in order to analyze the importance attributed by students and teachers to study visits in a formal learning context.To outline and structure this study, a guiding question must be asked: How did study visits contribute to an effective and motivating pedagogical strategy in history teaching?In order to obtain the desired answer, we opted for a mixed methodology (qualitative and quantitative) with data collected by different means, in order to allow information crossing and, consequently, the creation of more sustainable knowledge.The results suggest that organizing study visits, either in loco or virtual ones, is a teaching strategy that can be used as pedagogical practice, promoting student’s motivation and their involvement in building their own learning, allow a better understanding and consolidation of contents. Both students and teachers recognize that study visits have remarkable educational implications, promoting personal, social and learning development and seen as advantageous. However, it is important to notice that teachers have identified several drawbacks to this type of activities, obstacles that often limit their organization and implementation.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectVisita de Estudo in loco.por
dc.subjectVisita de Estudo Virtual.por
dc.subjectProcesso Ensino-Aprendizagem.por
dc.subjectPrática Reflexiva.por
dc.subjectStudy Visit in loco.eng
dc.subjectVirtual Study Visit.eng
dc.subjectTeaching-Learning Process.eng
dc.subjectReflective Practice.eng
dc.titleA Importância das Visitas de Estudo no Ensino da Históriapor
dc.title.alternativeThe Importance of Study Visits in History Teachingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA Importância das Visitas de Estudo no Ensino da Históriapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674673-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCruz, Clementina Maria Pires Domingues de Araújo::0000-0002-3079-9496-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriNeto, Maria Margarida Sobral da Silva-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7515-2696-
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