Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93652
Title: Um caminho para a Comunicação Integrada de Marketing
Other Titles: A path to Integrated Marketing Communication
Authors: Cadima, Bruna Margarida Maia
Orientador: Silva, João José Figueira da
Keywords: Comunicação Organizacional; Marketing; Marca; Identidade; Imagem; Organizational Communication; Marketing; Brand; Identity; Image
Issue Date: 26-Nov-2020
Serial title, monograph or event: Um caminho para a Comunicação Integrada de Marketing
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: A sociedade em que vivemos existe em torno de organizações e são elas que estruturam a nossa vida, das tarefas mais simples às mais complexas. Ora, estas organizações necessitam de comunicar dentro de si mesmas, com os cidadãos à sua volta, mas também com outras organizações. As recentes alterações que se verificam na sociedade contemporânea trazem novos desafios para estes processos de comunicação – o mercado alterou-se e o ser humano é agora entendido como um ser pleno e complexo, com necessidades diferentes. Neste sentido, é importante pensar a comunicação, que é já um processo complexo, como um todo e procurar integrar nela todas as ferramentas disponíveis. Neste relatório é meu objetivo identificar essas mudanças e descrever o processo de transição da comunicação organizacional para a comunicação integrada de marketing (CIM). Partindo de uma definição de conceitos, será depois descrita a CIM e as suas componentes, como forma de compreender as possíveis aplicações e ferramentas a serem utilizadas pelas organizações. Reconhecer a importância da aplicação destas ferramentas significa reconhecer a importância do fortalecimento da marca que acontece por meio da gestão eficaz das ferramentas do mix de comunicação integrada. O relatório assenta na experiência do estágio curricular efetuado no hotel Selina Porto. Analisa e exemplifica a aplicação das ferramentas da comunicação integrada de marketing na estratégia da empresa. Pretende-se também discutir criticamente de que forma são implementadas estratégias e que melhorias podem ser feitas para consolidar a marca.
Our society exists and evolves around organizations and they are the ones that structure our lives, from the simplest to the most complex tasks. These organizations need to communicate within themselves, with the citizens around them, but also with other organizations. Recent changes in contemporary society bring new challenges to the communication process – the market has changed and the human being is now, more than ever, perceived as a full and complex being with new and different needs. In this sense, it is important to think about communication, which is already a complex process, as a whole and try to integrate all the tools available into it. In this article, my goal is to identify these changes and describe the transition process from organizational communication to integrated marketing communication. Based on a definition of concepts, the integrated marketing communication and its components will then be described as a way of understanding the possible applications and tool to be used by organizations. Recognizing the importance of applying this tools means recognizing the importance of strengthening the brand that happens through de efficient management of the tools of integrated communication mix.The article is based on the experience of the internship at Selina Porto hotel. Analyzes and exemplifies the application of integrated marketing communication tool in the company’s strategy. Is is also intended to critically discuss how strategies are implemented and what improvements can be made to consolidate the brand.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93652
Rights: openAccess
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