Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93602
Title: DESAFIOS DE UMA MAGNÍFICA PROFISSÃO: PROFESSOR
Other Titles: CHALLENGES OF A MAGNIFICENT PROFESSION: TEACHER
Authors: Ramalho, Diana Filipa Seixeiro
Orientador: Correia, Joana Maria da Silva Teles
Keywords: Ensino da matemática; Matemática; Professora; Estágio; Mathematics teaching; Mathematics; Teacher; Internship
Issue Date: 24-Jul-2020
Serial title, monograph or event: DESAFIOS DE UMA MAGNÍFICA PROFISSÃO: PROFESSOR
Place of publication or event: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Abstract: No âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino da Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, na disciplina Estágio e Relatório, a autora deste relatório, realizou o estágio na Escola Básica Marquês de Marialva em Cantanhede, no ano letivo 2019/2020, sob a supervisão da orientadora cooperante Doutora Paula Batista Abrantes e orientação científica da Professora Doutora Joana Maria da Silva Teles Correia.Este relatório tem como objetivo abordar todas as práticas letivas, atividades e reuniões realizadas ao longo do ano. O núcleo de estágio foi constituído pela orientadora cooperante Doutora Paula Batista Abrantes e por mim.Este relatório é constituído por cinco capítulos, o primeiro sobre o enquadramento do estágio, seguido da prática pedagógica, o terceiro sobre as atividades desenvolvidas, o quarta acerca das reunião em que o núcleo de estágio esteve presente e o quinto e último capítulo a minha reflexão pessoal.A prática pedagógica foi desenvolvida em três turmas, duas do 7º ano e uma do 9º ano, contudo a turma principal foi o 7ºE. Ao longo deste relatório apresento o local de estágio, assim como os seus recursos, caraterização das turmas, aulas lecionadas, planos de aula, elaboração de fichas de avaliação e os correspondentes critérios de correção e todas as atividades desenvolvidas pelos professores de matemática. No final do relatório estão presentes os anexos, planos de aula, ficha de revisões, aula dada à distância, ficha de preparação para o teste, o cartaz do Canguru Matemático e o cartaz do Concurso Nacional de Jogos Matemáticos.
As part of the second year of the Master in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, in the Internship and Report discipline, the author of this report, did the internship at the Marquês de Marialva Basic School in Cantanhede, in the academic year 2019/2020 , under the supervision of the cooperating supervisor Dr. Paula Batista Abrantes and scientific guidance from Professor Joana Maria da Silva Teles Correia.This report aims to address all teaching practices, activities and meetings held throughout the year. The internship group was formed by the cooperating supervisor Dr. Paula Batista Abrantes and me.This report consists of five chapters, the first on the framework of the internship, followed by pedagogical practice, the third on the activities carried out, the fourth on the meetings where the internship nucleus was present and the fifth and last chapter my reflection folks.The pedagogical practice was developed in three classes, two from the 7th grade and one from the 9th grade, however the main class was the 7th grade.Throughout this report I present the internship location, as well as its resources, characterization of classes, classes taught, lesson plans, preparation of assessment sheets and the corresponding correction criteria and all activities developed by mathematics teachers.At the end of the report are present the annexes, lesson plans, review form, distance class, test preparation form, the Mathematical Kangaroo poster and the National Mathematical Games Contest poster.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/93602
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatórioFinal.pdf29.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

13
checked on Jul 22, 2021

Download(s)

17
checked on Jul 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons