Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93597
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dc.contributor.advisorRamalho, Amílcar Lopes-
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana Andrade Simoes-
dc.date.accessioned2021-03-17T23:10:57Z-
dc.date.available2021-03-17T23:10:57Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.date.submitted2021-03-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93597-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no decurso do estágio curricular realizado na empresa SRAMPORT, empresa que tem como principal atividade o fabrico de correntes de bicicleta. Este estágio envolveu, numa primeira fase, a observação e análise do funcionamento dos vários processos que integram a zona do Tratamento Térmico Delta e, posteriormente, o estudo, proposta e projeto de soluções que visam melhorar as condições de trabalho e que, ao mesmo tempo, permitam ganhar sistematização no processo.O Tratamento Térmico Delta tem como finalidade revestir alguns dos componentes da corrente com uma camada de carbonetos de crómio. Esta camada depositada, muito dura, aderente e compacta conferirá uma maior resistência ao desgaste dos componentes. Após uma cuidada análise de vários métodos alternativos de limpeza das retortas, conclui-se que, entre os testados, o método mais eficaz para a sua limpeza seria com água. Ficou por testar uma solução das apresentadas, a limpeza com um escovilhão industrial que será testada à posterior, não sendo, assim, nesta fase, possível estimar qual a solução mais viável e mais económica.Para o transporte das retortas, quando estas saem do forno, para a banca de arrefecimento, foi apresentada uma solução onde as retortas não têm de ser transportadas com auxílio da ponte rolante. Para tal desenhou-se uma nova banca de arrefecimento adaptada ao carro de transporte, eliminando uma tarefa e reduzindo o risco.Foi proposta, e testada, uma técnica mais limpa, e precisa, para o teste de estanquicidade, aplicando um método de queda de pressão em substituição do método visual por imersão em tina de água.A carga e a descarga passarão a ser independentes, tendo sido proposta a automatização da descarga e a realização destas duas tarefas em dois pontos diferentes.Com base nas soluções propostas foi definido um novo fluxo de trabalho e um novo layout, dependente das soluções a implementar.por
dc.description.abstractThe current work was developed during the curricular internship at SRAMPORT. This company’s main activity is the manufacture of bicycle chains.The first stage of work was the observation and analysis of the system operation, including various processes that belong to Delta Thermal Treatment area. Later, the working group started the study, proposal and design of solutions that aim not only to achieve better working conditions, but also to gain robustness in the process and achieve greater confidence in the quality of the treated pieces.The goal of Delta Heat Treatment is to coat some of the chain components with a chromium carbides layer. After being deposited, this very hard, adherent and compact layer will provide greater wear resistance to the components. After carefully analyzing several alternative retort cleaning methods, it is concluded that among those tested, the most effective method would be with water. The cleaning using an industrial brush, one of those solutions previously presented, was not tested. Therefore, at this stage, it is not allowed to estimate which solution is the most viable, both logistically and economically. For the transport of retorts, from kiln to the cooling stand, it was proposed a solution in which the use of an overhead crane is not required. In order to achieve that, a new cooling stand was drawn. This stand is more suitable to the transport car, as it eliminates one task and lowers down risks. For the tightness testing, it was proposed a cleaner and more accurate technique, using the application of a pressure drop method in place of the visual method by soaking in a water tub.In this method, the charge and discharge are now independent, by proposing the automation of the discharge and performing both at two different points.According to the proposed solutions, a new workflow and a new layout were established, depending on the solution to implement.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectTratamento Térmico Deltapor
dc.subjectMelhoriapor
dc.subjectSRAMPORTpor
dc.subjectDelta Thermal Treatmenteng
dc.subjectImprovementeng
dc.subjectSRAMPORTeng
dc.titleREESTRUTURAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRATAMENTO TÉRMICO DELTApor
dc.title.alternativeDelta Thermal Treatment Process: Restructuring and Optimizingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleREESTRUTURAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRATAMENTO TÉRMICO DELTApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202308090-
thesis.degree.disciplineEngenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlmeida, Mariana Andrade Simoes::0000-0001-9299-4927-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriCosta, José Domingos Moreira da-
uc.degree.elementojuriRamalho, Amílcar Lopes-
uc.degree.elementojuriSilva, Cristóvão-
uc.contributor.advisorRamalho, Amílcar Lopes-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7004-2212-
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