Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93587
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dc.contributor.advisorViegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos-
dc.contributor.advisorRaposo, Jorge Rafael Nogueira-
dc.contributor.authorSampaio, Bruno Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-03-17T23:10:47Z-
dc.date.available2021-03-17T23:10:47Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.date.submitted2021-03-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93587-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é o estudo da interação entre frentes de fogo paralelas com vento em duas configurações diferentes (paralelo ou perpendicular em relação às mesmas). Para a realização deste trabalho, considera-se que o fogo apresenta o que se designa de comportamento extremo de fogo e será baseado em ensaios laboratoriais. É importante a análise deste tipo de fogos para que se possa entender como um fogo pode atuar na realidade e assim seja possível prever melhor o seu comportamento e desta forma seja possível uma melhor resposta por parte dos operacionais para o seu controlo.Os ensaios laboratoriais foram realizados no Túnel de Combustão 3 pertencente ao Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais. O combustível selecionado foi a palha de avena sativa com uma carga semelhante à que existiria numa situação real de floresta. Foram testadas diferentes configurações de teste para melhor análise.A metodologia experimental teve como objetivo testar a capacidade de certos parâmetros influenciadores da propagação do fogo para alterar o comportamento do mesmo como a velocidade e direção do escoamento.Como espectável, verificou-se que o vento é um dos fatores mais importantes no que toca à interação entre frentes de incêndio paralelas deste tipo de configuração. .por
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to study the interaction between parallel fire fronts with wind in two different configurations (parallel or perpendicular to the fronts). For this work, it is considered that fire presents what is called extreme fire behaviour and will be based on laboratory tests.It is important to analyze these types of fires so that it is possible to understand how a fire can act in reality and thus better predict its behaviour and, knowing this, provide a better response from the operators for its control.The laboratory tests were performed at Combustion Tunnel 3 belonging to the Fire Research Laboratory of the University of Coimbra. The fuel selected was avena sativa straw with a load like that which would exist in a real forest situation. Different test configurations were tested for better analysis.The experimental methodology aimed to test the ability of certain parameters that influence the propagation of fire to change the fire behaviour such as flow velocity and direction.As expected, wind has been found to be one of the most important factors in the interaction between parallel fire fronts of this type of configuration. .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectComportamento Extremo do Fogopor
dc.subjectFrentes Paralelaspor
dc.subjectIncêndios Florestaispor
dc.subjectEnsaios Laboratoriaispor
dc.subjectPropagação do Fogopor
dc.subjectExtreme Fire Behavioureng
dc.subjectParallel Frontseng
dc.subjectForest Fireseng
dc.subjectLaboratory Testseng
dc.subjectFire Spreadeng
dc.titleInteração entre Frentes de Incêndio. Comportamento do fogo com diferentes tipologias de frentespor
dc.title.alternativeInteraction between fire fronts. Fire behaviour with different types of frontseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleInteração entre Frentes de Incêndio. Comportamento do fogo com diferentes tipologias de frentespor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202307590-
thesis.degree.disciplineEngenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSampaio, Bruno Rodrigues::0000-0001-7092-9040-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriAndré, Jorge Campos da Silva-
uc.degree.elementojuriRaposo, Jorge Rafael Nogueira-
uc.degree.elementojuriGóis, José Carlos Miranda-
uc.contributor.advisorViegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos-
uc.contributor.advisorRaposo, Jorge Rafael Nogueira::0000-0002-3964-9400-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6690-035X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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