Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93516
Title: The Relationship between the Economy and Air Transport in the European Union Countries and Southwest Regions
Other Titles: A relação entre a economia e o transporte aéreo nos países da União Europeia e nas regiões do sudoeste Europeu
Authors: Carminé, Carolina Ângelo
Orientador: Antunes, António José Pais
Keywords: Transporte Aéreo; PIB; Regressão Linear; União Europeia; Air Transport; GDP; Linear Regression; European Union
Issue Date: 30-May-2019
Serial title, monograph or event: The Relationship between the Economy and Air Transport in the European Union Countries and Southwest Regions
Place of publication or event: DEC - FCTUC
Abstract: As análises disponíveis sobre a relação entre o nível de atividade económica e o número de passageiros aéreos apontam claramente no sentido deste número crescer em resposta a aumentos do Produto Interno Bruto, enquanto que no caso da carga acontece o contrário, ou seja, o aumento do volume (e valor) da carga antecipa aumentos do PIB. As conclusões anteriores são válidas quando se considera a economia mundial como um todo ou as economias continentais, mas não é claro que o mesmo aconteça quando se consideram economias nacionais ou regionais. Assim, a presente dissertação tem por objeto o estudo da relação entre economia e transporte aéreo, de passageiros e de carga, nos países da União Europeia, com especial ênfase em Portugal, e nas regiões NUTS 2 do Sudoeste Europeu (Espanha, França e Itália, para além de Portugal). Um aspeto que torna este tema especialmente interessante decorre do facto da evolução do número de passageiros aéreos ou do volume de carga aérea de um país ou região ter em princípio a ver, não apenas com a economia do país e da região, mas também com a economia dos países e regiões vizinhos – sobretudo a daqueles com que o comércio (de bens e serviços) é mais intenso. Em particular, pretende-se analisar se as relações são semelhantes para todos os países e regiões ou se existem padrões em função das respetivas características. Para realizar este estudo, recorrer-se-á a técnicas de análise de correlação e regressão e a técnicas de análise de clusters, e aos dados disponíveis na base de dados do Eurostat. Os resultados mostraram que a relação entre a economia e transporte aéreo existe embora seu o nível de significância varie entre países e regiões sem um padrão geográfico.
The analysis available about the relationship between economic activity and the number of air passengers clearly indicates that this number will grow in response to the increases on GDP, whereas in the case of cargo, happens the opposite, which means that the increase in volume (and value) of cargo anticipates the increases on GDP. The conclusions above are valid when one considers the world economy as a whole or the continental economies, but it is not clear that the same is true when considering national or regional economies. The purpose of this dissertation is to study the relationship between economy and air transport, passenger and cargo, in the European Union countries, with particular emphasis on Portugal, and in the NUTS 2 Europe Southwest regions (Spain, France and Italy, in addition to Portugal). One aspect that makes this topic especially interesting is that the evolution of the number of air passengers or the volume of air cargo in a country or region is supposed to be noticed, not only by the economy of the country and the region, but also by the economies of neighboring countries and regions - especially those with which the trade (of goods and services) is most intense. In particular, it is proposed to analyze whether the relationships are similar for all countries and regions or whether there are patterns depending on their characteristics. In order to carry out this study, we will use correlation and regression analysis techniques and clusters analysis techniques, and the data available in the Eurostat database. The results showed that the relationship between the economy and GDP exists, although the level of significance variates in each country and region without a geographic pattern.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/93516
Rights: openAccess
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