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Title: Análise comparativa de intercalares para vidro estrutural: SGP | PVB. Ações de curta e longa duração
Other Titles: Comparative analysis of structural glass intercals: SGP | PVB. Short and long term actions
Authors: Gonçalves, Manuel António Soares Arieiro
Orientador: Freitas, Pedro
Alves, Sandra Filomena da Silva Jordão
Keywords: Vidro Laminado; Vidro Estrutural; Intercalar; PVB; SentryGlas Plus; Laminated glass; Structural Glass; Interlayer; PVB; SentryGlas Plus
Issue Date: 30-Sep-2019
Serial title, monograph or event: Análise comparativa de intercalares para vidro estrutural: SGP | PVB. Ações de curta e longa duração
Place of publication or event: DEC - FCTUC
Abstract: Apesar de ser um material relativamente recente na construção, o vidro é, hoje em dia, cada vez mais requisitado tanto por arquitectos, como por donos de obra, que com este implementam nos edifícios uma certa ideia de futuro. O vidro tem também um grande potencial energético, que caso não seja bem estudado e revisto poderá traduzir-se em problemas graves quer para o edifício quer para as pessoas que o utilizam, podendo criar o chamado “efeito de estufa”, o que levará ao problema de eficiência energética a médio e longo prazo, facto que é tão debatido na actualidade.Assim é necessária a colmatação de algumas falhas na regulamentação vidreira, nomeadamente no fabrico, transporte e dimensionamento de vidro estrutural. Estas lacunas traduzem-se em montantes avultados gastos pelos construtores a ensaiar modelos à escala real, já que cada edifício assim construído, é por si só um caso de estudo, não havendo um procedimento a seguir para dimensionar vidro estrutural. Faltam normas de qualidade, dado que neste momento cada empresa vidreira produz por si só, faltam normas para o transporte e acondicionamento do vidro, que é por natureza um material frágil. Tudo isto faz com que o projetista não saiba ao certo a qualidade do vidro que chega à obra.Nesta dissertação pretende-se colmatar algumas dessas lacunas especialmente na forma como se utiliza uma das inúmeras soluções, o vidro laminado, nomeadamente a sua resistência e a capacidade de carga mesmo após a quebra. Para colmatar este conhecimento pretende-se analisar laboratorialmente o comportamento de diferentes tipos de laminação e comparar os seus resultados.A partir deste trabalho tenciona-se preparar um modelo numérico para tornar mais expedita e sustentável a aplicação deste tipo de solução, sem ser necessário recorrer a práticas experimentais à escala real cada vez que seja necessário implementar uma solução deste tipo.
Nowadays glass is increasingly required, both by architects and by owners since it is a relatively a recent material, which represents a certain idea of the future. The glass also has a great energetic potential, that if it is not well studied and revised it can translate into serious problems for both the building and the people who use it. Glass is capable of creating the so-called "greenhouse effect" that will lead to the medium and long term energy efficiency problem, a problem that is hotly debated today.To make this possible and feasible, it is necessary to fill some flaws in glass regulation, namely in the manufacture of structural glass transport and dimensioning. These gaps cause builders to spend large amounts only on rehearsing full-scale models, since each building is itself a case study, and there is no procedure to be followed to design structural glass. Quality standards are lacking since each glass company produces by itself, there are no standard for the transportation and packaging of glass, which is by nature fragile. This makes the designer not know for sure the quality of the glass that comes to the construction site.This dissertation intends to fill some of these gaps, particularly in the use of laminated glass, namely its strength and load capacity even after breaking. To fill this knowledge, we intend to analyze the behavior of different types of laminations and compare their results.From this work we intend to prepare a numerical model to make the application of this type of solution more expeditious and sustainable, without having to resort to real-scale experimental practices whenever a solution needs to be implemented.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/93514
Rights: closedAccess
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