Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93499
Title: Otimização da gestão operacional num centro de ressonância magnética através da programação dinâmica
Other Titles: Optimization of operational management in an MRI center through dynamic programming
Authors: Tavares, Carina Peixoto
Orientador: Soares, João Luís Cardoso
Keywords: Programação Dinâmica; Gestão Operacional; Sistemas de saúde; Calendarizar Pacientes para diagnósticos médicos; Gestão de atendimento; Dynamic Programming: models; Capacity planning; Patient scheduling; health care: diagnosis, hospitals; Markov Decision Process
Issue Date: 23-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Otimização da gestão operacional num centro de ressonância magnética através da programação dinâmica
Place of publication or event: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Abstract: No âmbito da saúde, os centros de diagnóstico médicos como centros de Ressonância Magnética (RM), Raio-X (RX), Tomografia Computadorizada (TAC), entre outros, são uma das componentes críticas da gestão hospitalar. Esta dissertação incide na gestão de um centro de ressonância magnética (RM), ao qual acorrem pacientes de três tipos e competem pela utilização da única máquina para o efeito. Pacientes externos que agendam previamente o exame; pacientes internos que se encontram no hospital e requisitam a realização do exame de forma aleatória; e pacientes emergentes que surgem de forma inesperada, e devem ser atendidos o mais depressa possível. Esta dissertação assenta essencialmente em dois problemas. O primeiro consiste em definir estratégias que permitam gerir o atendimento dos vários pacientes. O segundo consiste em encontrar a melhor forma de calendarizar os pacientes externos para a realização desse exame. Estes dois problemas estão inter-relacionados. A escolha de uma mapa diário para o agendamento de pacientes externos, influência a gestão operacional do atendimento. Reciprocamente, a boa gestão operacional do atendimento poderá permitir o agendamento diário de mais pacientes externos. Neste sentido é definida uma estratégia de atendimento ótima, que constitui a base da experiência computacional e permite realizar uma análise comparativa por forma a encontrar a estratégia de atendimento que resulta no maior lucro diário, para o centro de diagnóstico. Para o efeito foi usado um modelo de Programação Dinâmica a horizonte finito. Também serão utilizadas outras estratégias de atendimento como regras práticas a tempo real - regras de senso comum. No caso da calendarização dos pacientes, é definida uma estratégia que serve como termo de comparação com as restantes. Também aqui é realizada uma experiência computacional que permite uma análise em termos lucrativos. Por último é feita uma análise comparativa do desempenho entre determinadas estratégias de atendimento e formas de agendar os pacientes, com o intuito de encontrar a combinação das duas decisões que permite maximizar o lucro diário do centro de diagnóstico.
In the field of health, medical diagnostic centers such as magnetic resonance imaging (MRI) centres Computed Tomography, among others, are one of the critical components of hospital management. This dissertation focuses on the management of an MRI center, to which patients of three broad categories come and compete for the use of the single machine for that purpose. Outpatients who previously scheduled the exam, inpatients who are in the hospital and requests the exam to be accomplished randomly; and emerging patients that come up unexpectedly and must be attended as soon as possible. This dissertation is essentially based on two problems. The first is to define strategies to manage the care of the various patients. The second is to find the best way to schedule outpatients to perform this exam. These two problems are interrelated. The choice of a daily map for scheduling outpatients influences the operational management of care.Conversely, good operational management of care may allow more outpatients to be scheduled daily. In this regard, an optimal service strategy is defined, which forms the basis of the computational experience and allows a comparative analysis to be carried out in order to find the service strategy that results in the highest daily profit for the diagnostic center. For this purpose, a Dynamic Programming model with a finite horizon was used. Other service strategies will also be used, such as real-time practical rules - common sense rules. In the case of patient scheduling, a strategy is defined that serves as a comparison term with the others. A computational experiment is performed here that allows an analysis in profit terms.Finally there is a comparative analysis of performance between certain service strategies and ways to schedule patients, in order to find the combination of the two decisions that allows maximizing the daily profit of the diagnostic center.
Description: Dissertação de Mestrado em Métodos Quantitativos em Finanças apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/93499
Rights: openAccess
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