Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93494
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Seundária Quinta das Flores, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O Contributo da Disciplina de Educação Física.
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at Quinta das Flores Secondary School, Student Profile Leaving Compulsory Education. The Contribution of the Discipline of Physical Education.
Authors: Alves, Catarina Serra
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Perfil dos Alunos; Intervenção Pedagógica; Contributo; Teacher Training; Physical Education; Students Profile; Pedagogical Intervention; Contribution
Issue Date: 4-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Seundária Quinta das Flores, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O Contributo da Disciplina de Educação Física.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente documento é o culminar de um período, onde foi dada a oportunidade ao professor estagiário de exercer as suas funções referentes ao cargo de docente, sob orientação do Professor Cooperante. As aulas de Educação Física foram lecionadas à turma C do 8º ano, da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2018/2019. O estágio encontra-se integrado no Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra.Pretendemos retratar as experiências sentidas ao longo deste ano, apresentando uma descrição e reflexão de todas as tarefas e aprendizagens desenvolvidas. O presente relatório de estágio divide-se em três capítulos. O primeiro trata de uma contextualização da prática pedagógica desenvolvida, o segundo uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e por último, a apresentação, análise e conclusões de um tema-problema intitulado “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O Contributo da disciplina de Educação Física” cujo principal objetivo é o de verificar, de que modo a intervenção pedagógica do professor estagiário nas aulas de Educação Física contribui para o desenvolvimento das Áreas de Competências previstas no Perfil dos Alunos. Este estudo foi realizado junto da mesma turma, através dos exercícios aplicados, pela docente estagiária, durante as aulas de Educação Física. Desta forma é possível ainda, verificar quais foram as Áreas de competências mais trabalhadas, as menos trabalhadas e as não trabalhadas ao nível do total das aulas, das cinco matérias lecionadas, por partes de aula e ainda comparar as Áreas trabalhadas com as Áreas previstas no documento das Aprendizagens Essenciais.
This document is the culmination of a time period, where the intern teacher was given the opportunity to perform her role as a teacher under the guidance of the Cooperative Teacher. The Physical Education classes were taught to the 8th grade C class, from the Elementary and Secondary School Quinta das Flores, in the school year of 2018/2019. The teacher training in embedded within the Master of Physical Education Teaching in Elementary and Secondary School, of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, from the University of Coimbra.We aim to expose the experiences felt throughout this year, presenting a description and reflection of all assignments and knowledge developed. This teacher training report is divided into three chapters. The first is a contextualization of the developed pedagogical practice. The second is a reflective analysis of the pedagogical practice and finally, the presentation, analysis and conclusions of a problem-topic entitled “Student Profile Leaving Compulsory Education. The contribution of the discipline of Physical Education” whose main objective is to verify, in what way the pedagogical intervention of the trainee teacher in the Physical Education classes contributes to the Students Profile. This study was conducted with the same class, through the exercises applied by the trainee teacher during the Physical Education classes. In this way, it is also possible to verify which area of competences were the most worked, the least worked and the unworked areas, by the total classes, the five subjects taught, by class parts and also to compare the worked areas with the areas provided in Essential Learning document.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/93494
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1819_Catarina_Alves.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

19
checked on Apr 9, 2021

Download(s)

1
checked on Apr 9, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons