Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93489
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
dc.contributor.authorVarela, Daniela Salgueiro-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:06:18Z-
dc.date.available2021-03-16T23:06:18Z-
dc.date.issued2019-10-18-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93489-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente relatório retrata o resultado de uma reflexão e análise crítica sobre a nossa prática pedagógica no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, no ano letivo de 2018/2019, junto da turma A do 7ºano de escolaridade, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Durante o ano de Estágio Pedagógico desenvolvemos uma prática pedagógica, promovendo a transição de conhecimentos teóricos para uma prática em contexto escolar. Proporcionou-nos um progresso na formação de futuros Professores de Educação Física, colocando-nos na presença de um enquadramento real, de um processo pedagógico de ensino. O objetivo primordial deste relatório é refletir sobre a longa e intensa jornada pedagógica, mas recompensadora, da aquisição de conhecimentos e conteúdos na prática de ensino. Na primeira parte do relatório é descrita a contextualização da prática desenvolvida, e reflectida a prática pedagógica das outras áreas de avaliação. Relativamente à segunda parte do relatório de estágio, esta destina-se ao aprofundamento do tema-problema. É um estudo desenvolvido mediante a comparação das dimensões e categorias do feedback em aulas com diferentes funções didáticas do núcleo de estágio. A escolha deste estudo resultou de uma reflexão prudente perante a prática pedagógica centrada na utilização à temática do feedback. O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade e quantidade do feedback, produzido pelos Professores Estagiários de Educação Física, na unidade didática de Voleibol, em aulas de funções didáticas diferentes.por
dc.description.abstractThe present report shows the result of a reflection and a critical analysis about our pedagogical pratice in the context of the Curricular Unit the Teach Training accomplished at the Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, in Figueira da Foz at the school year 2018/2019, with the class A of the 7th grade, inserted in the master’s degree in Physical Education teaching of Basic and Secondary Education by Science of Sport and Physical Education school of the University of Coimbra. During the Teach Training year we developed a pedagogical practice, promoting the transition of theorical knowledge for a practice in school context. This provided us with progress for future Physical Education Teachers, putting us in the attendance of a real context in a pedagogical process of teaching. The first objective of this report is the reflection about the lon, intense and also satisfying pedagogical journey of the acquisition of knowledge and content at the practice of teaching. In the first part of the report is described the contextualization of the developed practice, and the reflection of the pedagogical practice of the other assessment areas. The second part of this report is dedicated to the main theme problem. It is a study done by the comparation of the dimensions and categories of the feedback in classes with different didactic chore functions. The choice of this study resulted in a carefully reflection on the pedagogical practice focused on the use of feedback. The goal of this study is to evaluate the quality and quantity of the feedback, produced by the Physical Education intern teachers, in the didactic Volleyball unit, in classes of different didactic functions.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectTeach trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectFeedbackeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.titleRELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO JUNTO DA TURMA DO 7ºA NO ANO LETIVO 2018/2019 JUNTO DA TURMA A DO 7º ANO DE ESCOLARIDADEpor
dc.title.alternativeFINAL REPORT OF THE TEACH TRAINING ACCOMPLISHED AT THE ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, IN FIGUEIRA DA FOZ WITH THE 7TH GRADE CLASS AT THE 2018/2019 SCHOOL YEAReng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO JUNTO DA TURMA DO 7ºA NO ANO LETIVO 2018/2019 JUNTO DA TURMA A DO 7º ANO DE ESCOLARIDADEpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673340-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVarela, Daniela Salgueiro::0000-0003-3760-8071-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriRêgo, Ivo António Silva-
uc.degree.elementojuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes::0000-0002-9619-8618-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2019_Daniela_Varela.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

4
checked on May 6, 2021

Download(s)

2
checked on May 6, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons