Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93482
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO, JUNTO DA TURMA DO 9ºF NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Other Titles: Teacher Training Report Developed in the ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO,together with the 9 th grade class in the academic year 2018/2019.
Authors: Correia, Pedro Miguel Madeira
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Educação; Estágio Pedagógico; Educação Física; Aptidão Física; Education; Teacher Training; Physical Education; Physical Fitness
Issue Date: 8-Jul-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ JI PROF. DR. FERRER CORREIA – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO, JUNTO DA TURMA DO 9ºF NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Nas áreas de formação na Educação é necessário realizar um ano de Estágio Pedagógico para exercer esta função. Todo este percurso é considerado como o grande momento de formação, repleto de grandes aprendizagens e experiências.Finalizando o Estágio Pedagógico surge a elaboração deste relatório, sendo realizada uma reflexão das espectativas existentes, o contexto em que foi realizado, as aprendizagens alcançadas e as estratégias usadas para superar as dificuldades sentidas neste último ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A realização deste relatório permite refletir sobre as experiências, dúvidas, dificuldades e sucessos testemunhados durante esta fase memorável da nossa vida. O documento está divido em três capítulos, no primeiro é realizada uma Contextualização Da Prática Desenvolvida, no segundo é feita uma Análise Reflexiva Sobre A Prática Pedagógica e por fim no último é elaborado um Aprofundamento Do Tema-Problema. Em todos os capítulos é realizado uma análise crítica fundamentada cientificamente, tencionando-se contextualizar a prática pedagógica levada a cabo no Estágio Pedagógico em Educação Física lecionando aulas à turma do 9ºF na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo 2018/2019.Em relação ao aprofundamento do tema problema, este tem como principal questão, tentar perceber se existe impacto das aulas de Educação Física na Aptidão Física dos alunos, mais propriamente na Força Inferior. A amostra usada foi a turma do 9ºF da escola em questão, tendo sido avaliada em dois momentos usando dois testes, o teste Corrida em Vai-e-Vem 10 x 5 Metros e o da Impulsão Horizontal, ambos da bateria de testes EUROFIT, de modo a verificar se o estímulo usado durante as aulas num período de perto de dois meses foi suficiente para que existisse uma melhoria desta capacidade física condicional.
In all areas of Education, it is necessary to have a year of Teacher Training to become a teacher. This period is considered as a great moment of personal development, full of great learnings and experiences.At the end of the Teacher Training, this report was prepared, reflecting on the existing expectations, the context in which it was carried out, the lessons learned and the strategies used to overcome the difficulties experienced in this last year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic Education and Secondary. The realization of this report allows to reflect on the experiences, doubts, difficulties and successes witnessed during this memorable phase of our life. The document is divided into three chapters, the first is a Contextualization of the Developed Practice, the second is a Reflective Analysis on the Pedagogical Practice and finally is elaborated a Deepening of the Problem-Theme. In all the chapters a scientifically based critical analysis is carried out. It intends to contextualize the pedagogical practice carried out in the Teacher Training in Physical Education teaching classes of the 9 th grade class in the Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia, in the academic year 2018/2019.In relation to the deepening of the problem theme, this one has as main question, to try to realize if there is impact of the Physical Education classes in the Physical Fitness of the students, more properly in the Lower Force. The sample used was the F class of the 9th grade and was evaluated in two moments using two tests, the 10 x 5 Meter Shuttle Run and the Standing Broad Jump test, both from the EUROFIT test battery, with the objective to verify whether the stimulus used during the classes in a period of close to two months was sufficient to have an improvement of this conditional physical capacity.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/93482
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Pedro Correia 2014203648.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Jul 22, 2021

Download(s)

10
checked on Jul 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons