Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93481
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 7º G, NO ANO LETIVO DE 2018-2019
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED IN THE ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C / J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, TOGETHER WITH THE 7TH GRADE, IN THE LEADING YEAR 2018-2019
Authors: Paço, José Carlos Pereira do
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Diferenciação Pedagógica; Necessidades Psicológicas Básicas; Ensino-aprendizagem; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Differentiation; Basic Psychological Needs; Teaching and learning
Issue Date: 9-Jul-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/ J.I. PROF. DR. FERRER CORREIA, JUNTO DA TURMA DO 7º G, NO ANO LETIVO DE 2018-2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: No decorrer do nosso percurso enquanto discentes de Ciências do Desporto e Educação Física, foram-nos transmitidos inúmeros conteúdos relativos à prática pedagógica, desde a importância da elaboração de um plano anual, os estilos de ensino e às formas de instrução e gestão de uma aula. Agora como docentes, percebemos que tudo não passava de algumas frases bem construídas e teorias de grandes autores, até ao momento em que se inicia o Estágio Pedagógico. Assim sendo, é neste ano letivo que tudo o que nos foi transmitido pelos professores é posto à prova, estas frases e teorias ganham sentido, para isso, é essencial a interpretação do conhecimento adquirido para uma aplicação no contexto real do meio escolar.O relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserida no Mestrado de Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Básica Integrada / JI Prof. Dr. Ferrer Correia.Este relatório é composto em três grandes capítulos. O primeiro descreve as expectativas e opções iniciais relativamente ao Estágio Pedagógico, assim como o enquadramento do meio escolar compreendendo toda a contextualização da prática desenvolvida. O segundo capítulo retrata a reflexão sobre a prática educativa, que envolve o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação e a componente ético-profissional. O terceiro capítulo aborda o aprofundamento do tema-problema que analisa o impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas dos alunos.Este estágio possibilitou uma evolução tanto a nível pessoal como a nível profissional. Esta formação inicial proporcionou diversas vivências que nos irão sempre acompanhar no nosso percurso enquanto profissionais. Esta nova etapa profere o fim da vida académica e o começo da vida profissional.
During our course as students of sports science and physical education, we have been transmitted many contents related to the pedagogical practice, from the importance of the elaboration of an annual plan, the styles of teaching and the forms of instruction and management of a class. Now as teachers, we realized that everything was just a few well-constructed phrases and theories of great authors, until the moment in which the pedagogic stage begins. Therefore, it is in this academic year that everything that has been transmitted to us by teachers is put to the test, these phrases and theories make sense, for this, it is essential the interpretation of the knowledge acquired for an application in the real context of the school environment.Teacher Training, set in the Course of Master in Teaching Physical Education of Primary and Highschool Education of the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, held at the Escola Básica Integrada / JI Prof. Dr. Ferrer Correia.This report is composed of three major chapters. The first one describes the initial expectations and options regarding the pedagogical stage, as well as the school environment framework encompassing all the contextualization of the developed practice. The second chapter reflects the reflection on the educational practice, which involves planning, pedagogical intervention, evaluation and ethical-professional component. The third chapter addresses the deepening of the problem-theme that analyzes the impact of pedagogical differentiation on the basic psychological needs of students.This stage allowed for an evolution both personally and professionally. This initial training provided several experiences that will always accompany us in our career as professionals. This new stage dictates the end of academic life and the beginning of professional life.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/93481
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg[2019]_José_Paço.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Jul 22, 2021

Download(s)

2
checked on Jul 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons