Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93470
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorOliveira, Aline Saliha Alencar-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:00:31Z-
dc.date.available2021-03-16T23:00:31Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93470-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractEste relatório apresenta a descrição e reflexão crítica acerca das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico. O estágio corresponde à conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física e se caracteriza pela transferência dos conhecimentos adquiridos durante a formação para o contexto escolar. Este foi desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Drª Maria Alice Gouveia, em Coimbra. As aulas foram ministradas para a turma do 7º ano A durante o ano letivo 2018/2019. O objetivo deste relatório é, além de apresentar as principais características do estágio, refletir criticamente sobre o trabalho realizado e aprofundar a compreensão do papel do professor de Educação Física na escola e sua atuação nas diferentes áreas de intervenção. É também apresentado o aprofundamento do tema problema, que traz uma Proposta de abordagem metodológica para a Dança no 2ºCEB. Sendo uma matéria nuclear nos Programas Nacionais de Educação Física, a Dança se mostra como um elemento essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. O presente artigo é uma pesquisa documental que tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino da dança, no âmbito da disciplina Educação Física no 2ºCEB. A busca considerou periódicos e livros de autores conceituados neste tema, além dos documentos oficiais que regem o sistema educativo português. A pesquisa aponta informações crucias sobre a dança em contexto escolar. Após análise dos dados apresenta uma proposta de atuação que visa facilitar a atuação docente face a esta matéria nuclear. Com base no ensino através das ações motoras e à criação de um ambiente positivo de aprendizagem procuramos desenvolver integralmente os alunos através de vivências corporais significativas.por
dc.description.abstractThis report presents the description and critical reflection about the activities developed during the Teacher Trainning. The Teacher Ttrainning corresponds to the end of the Master in Physical Education Teaching and is characterized by the transfer of the knowledge acquired during the formation context. This was developed in Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Drª. Maria Alice Gouveia, in Coimbra. Classes were given to the 7th grade A class during the 2018/2019 school year. The purpose of this report is, in addition to presenting the main characteristics of the teacher trainning, to reflect critically on the work performed and to deepen the understanding of the role of the Physical Education teacher in the school and its performance in the different areas of intervention. It is also presented the deepening of the problem theme, which brings a Proposed Methodological Approach to Dance in the 2nd CEB. Being a core subject in the National Physical Education Programs, Dance is an essential element for the integral development of students. The present paper is a document research with the objective to present a methodology proposal to teach dancing, in the scope of the physical education class at 2CEB. The search considered papers and books of reputable authors, besides official document that conduct the Portuguese educative system. The research points out crucial information to facilitate this content for the teacher. Based on teaching through motor actions and creating a positive learning environment we seek to fully evolve the student through corporal significant experiences.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectDanceeng
dc.subjectTeaching-learning Processeng
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Drª Mª Alice Gouveia, junto da turma do 7º A no ano letivo 2018/2019por
dc.title.alternativeREPORT ON THE TEACHER TRAINNING PROGRAMME DEVELOPED AT ESCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS DRª. MARIA ALICE GOUVEIA, 7TH A CLASS DURING THE 2018/2019 SCHOOL YEAR.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DRª Mª ALICE GOUVEIA, JUNTO DA TURMA DO 7º A NO ANO LETIVO 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673278-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorOliveira, Aline Saliha Alencar::0000-0003-2536-0937-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMartins, Raúl Agostinho Simões-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriBarroso, Nuno José Martins e Silva-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_estg2019_Aline_Oliveira.pdf10.19 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

95
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

57
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons