Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93469
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.authorSilva, Maria João Vitória Negrão da-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:00:30Z-
dc.date.available2021-03-16T23:00:30Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93469-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractEste relatório visa apresentar uma análise reflexiva acerca do trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte com a turma D do 9.º ano. Expõe o percurso desenvolvido com o propósito de melhorar as competências da prática pedagógica, através da exposição das principais vivências, perceções e reflexões na ação docente, salientando os aspetos mais significativos e as aprendizagens adquiridas, bem como as principais dificuldades e estratégias adotadas no decorrer do estágio pedagógico, procurando centrar este processo nas aprendizagens do aluno.Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem deve ser alvo constante de interpretações, reflexões e decisões que objetivem a sua melhoria, foi realizado um estudo que pretende analisar a perceção dos alunos de uma turma de 9º ano em relação à experiência do modelo de ensino Teaching Games for Understanding (TGfU), numa Unidade Didática de basquetebol. Participaram neste estudo 25 alunos, com média de idades de quatorze anos. A perceção dos alunos em relação ao Modelo de Ensino TGfU, foi analisada a partir de quatro dimensões - Motivação, Aprendizagem, Desmotivação e Desempenho – através da aplicação de um questionário, num contexto de lecionação interpolada de aulas TGfU com aulas próximas ao modelo de ensino tradicional. Os resultados apontaram para a existência de perceção na interpolação da aplicação dos modelos de ensino no entanto revelaram um decréscimo na motivação durante a aplicação do estudo.por
dc.description.abstractThis report aims to present a reflexive analysis about the work developed during the curriculum internship developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the D class of the 9th grade.This document reveals a path of pedagogical skills learning and improvement, through the exposition of the main experiences, perceptions and reflections in the teaching activity, highlighting the most significant aspects and the acquired learning, as well as the main difficulties and strategies adopted during the course of the pedagogical stage, trying to focus this process on student learning.Since the teaching-learning process must be a constant process of interpretations, reflections and decisions for improvement, a study was carried out to analyze the perception of the students of a 9th grade class in relation to the curriculum model Teaching Games for Understanding (TGfU), in a Basketball Didactic Unit. Twenty-four students participated in this study, with na average of fourteen years. Students' perception regarding the TGfU Teaching Model was analyzed from four dimensions - Motivation, Learning, Demotivation and Performance - through the application of a questionnaire, in an interpolated teaching context of TGfU classes with classes with more traditional Physical Education learning situations.The results pointed to the existence of perception in the interpolation of the teaching models, however, showed a decrease in motivation during the application of the study....eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectTeaching Games for Understandingpor
dc.subjectPerceção dos alunospor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTeaching Games for Understandingeng
dc.subjectStudent’s Perceptioneng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH THE CLASS D OF THE 9th GRADE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA D DO 9º ANO NO ANO LETIVO 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673588-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Maria João Vitória Negrão da::0000-0003-0962-9668-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Marco António Correia-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

119
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

44
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons