Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93463
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
Other Titles: Report of a Teacher Training that took place with a class of the 10th grade of the Basic and Secondary School Quinta das Flores
Authors: Santos, Daniel da Silva
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Estágio Pedagógico; Relatório de Estágio; Educação Física; Perfil dos Alunos; Intervenção Pedagógica; Pedagogical Practice; Practice Report; Physical Education; Student Profile; Pedagogical Intervention
Issue Date: 12-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºE, no ano letivo 2018/2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Univerisdade de Coimbra
Abstract: No âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, contextualizamos a prática e intervenção pedagógica no Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2018/2019, numa turma do décimo ano, na disciplina de Educação Física, acompanhados pelo Professor Cooperante da Escola e pelo Professor Orientador da Faculdade Desta forma, e para sermos capazes de referir e partilhar tudo aquilo que experienciámos durante a referida prática pedagógica, emerge o presente relatório pertencente à Unidade Curricular de Relatório de Estágio. O presente documento está então dividido em três capítulos. No capítulo I, abordaremos a “Contextualização da Prática”, detalhando todas aquelas que foram as nossas expectativas iniciais de todo o processo do estágio pedagógico, bem como breves caracterizações do contexto onde estávamos inseridos, a escola, do grupo disciplinar, do núcleo de estágio e da turma. No Capítulo II, que estará, por sua vez, dividido em três áreas, iremos arrazoar vários tópicos referentes à “Prática Pedagógica”, ou seja, este é o espaço onde será apresentado todo aquele que foi o trabalho desenvolvido por nós referente aos diversos aspetos metodológicos de todas as nossas intervenções em todos os seus espectros. Na área 1 analisamos o processo de planeamento, realização e avaliação, bem como as vertentes questões dilemáticas, atividades de organização e gestão escolar realizadas, os projetos e parcerias educativas em que estivemos inseridos, e ainda a atitude ético-profissional. Por fim, no Capítulo III, aprofundaremos o trabalho daquele que foi o nosso tema problema desenvolvido ao longo deste ano letivo, com o nome de “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Contributo da Disciplina de Educação Física”.
Within the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, we contextualise the practice and pedagogical intervention in a Pedagogical Stage developed in the Basic and Secondary School Quinta das Flores, in the academic year 2018/2019, in a class of the tenth grade, in the subject of Physical Education, accompanied by the Cooperating Teacher of the School and by the Faculty Adviser of the Faculty. In this way, and to be able to refer and share everything that we experienced during this pedagogical practice, emerges this report as part of the Curricular Unit of the Teacher Training Report. This document is then divided into three chapters. In chapter I, we will approach the "Contextualization of Practice", detailing all those that were our initial expectations of the whole process of the pedagogic practice, as well as brief characterizations of the context where we were inserted, the school, the teaching department group, the group of teachers involved in the pedagogical practice and the class. In Chapter II, which, consequently, is divided into three areas, we will consider several topics related to the "Pedagogical Practice". In other words, this is the space where all the work developed by us will be presented, referring to the various methodological aspects of all our interventions in all its spectra. In area 1 we analyse the planning, implementation and evaluation process, as well as the aspects of dilemma issues, the activities of school organization and management, the projects and educational partnerships in which we have been inserted, as well as the ethical-professional attitude. Finally, in chapter III, we will elaborate on the work our problem theme developed throughout this school year, with the name of "The Profile of Students when they leave Compulsory Schooling. Contribution of the Physical Education Subject".
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93463
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1819_Daniel_Santos.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

52
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

44
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons