Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93455
Title: RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DOUTORA Mª ALICE GOUVEIA JUNTO DA TURMA 9ºB NO ANO LETIVO 2018/2019 - “O IMPACTO DA DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS”
Other Titles: FINAL REPORT OF TEACH TRAINING DEVELOPED IN ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS Dª Mª ALICE GOUVEIA WITH THE 9º GRADE B CLASS IN THE ACADEMIC YEAR 2018/2019 - "THE IMPACT OF PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION IN BASIC PSYCHOLOGICAL NEEDS"
Authors: Mendes, Maria Rita Matos
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Necessidades Psicológicas Básicas; Diferenciação Pedagógica.; Physical Education; Teach training; Basic Psychological Needs; Pedagogical Differentiation
Issue Date: 9-Jul-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DOUTORA Mª ALICE GOUVEIA JUNTO DA TURMA 9ºB NO ANO LETIVO 2018/2019 - “O IMPACTO DA DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS”
Place of publication or event: Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física
Abstract: Este relatório de estágio descreve e analisa de forma crítica toda a prática pedagógica desenvolvida durante a realização do Estágio Pedagógico. Esta fase da nossa formação dita o fim de uma etapa da nossa vida académica e representa o conhecimento e as competências pedagógicas adquiridas e a aplicação das aprendizagens desenvolvidas em contexto real. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Mª Alice Gouveia, em Coimbra, junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2018/2019. Este relatório tem como objetivo principal refletir sobre o trabalho desenvolvido em contexto prático, a prática docente. Assim, numa primeira fase é descrita a contextualização da prática desenvolvida e como etapa fundamental deste relatório são refletidas as práticas pedagógicas desenvolvidas e as restantes áreas de intervenção. Simultaneamente ao estágio pedagógico, foi analisado e aprofundado o tema-problema a partir do qual se pretendeu estudar o impacto da diferenciação pedagógica nas necessidades psicológicas básicas. Sendo que, para que haja uma diferenciação favorável o professor deve analisar até que ponto está a fornecer aos seus alunos uma variedade e um nível de estímulos adequados de experiências e de aprendizagens, identificando quais os alunos que estão aos planos atuais mais adequados e procedendo à sua alteração desses planos sempre que necessário, para que um maior número de alunos consiga obter sucesso académico. Neste sentido, o estudo teve como principal objetivo medir o efeito, nas necessidades psicológicas básicas dos alunos, de uma aprendizagem com atividades em grupos homogéneos e heterogéneos.
This teach training report describes and critically analyzes all the practice developed during the teach training. This phase of our formation dictates the end of a stage of our academic life and represents the knowledge, the pedagogical skills acquired and the application of our learning in real context. The teach training was conducted in Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Drª Mª Alice Gouveia, in Coimbra, along with class B of the 9th grade, of the 2018/2019 school year. This report has as main objective which is to reflect on the work developed in practical context, the teaching practice. Thus, in a first stage, the contextualisation of the developed practice is described and, as a fundamental step of this report, the pedagogical practices and the other areas of intervention will also be under reflection. Simultaneously, with the teach training, we analyzed and deepened a problem that we studied: the impact of pedagogical differentiation on basic psychological needs. In order for it to be a favorable differentiation, the teacher must analyze to what extent he/she is providing the students with a variety of different levels of adequate stimuli of experiences and teachings, identifying which students are appropriate to the current plans and, changing those plans when necessary, to enable more students to achieve academic success. Therefore, this study's main objective was to measure the effect, in basic psychological necessities of the pupils, of learning with activities in homogeneous and heterogeneous groups.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/93455
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio_MªRitaMendes.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

6
checked on Jul 22, 2021

Download(s)

7
checked on Jul 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons