Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93453
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro com a turma B do 7º ano, no ano letivo 2018/2019 - Verificação das alterações da velocidade e resistência e da composição corporal resultantes do incremento de 45 minutos no tempo semanal de prática de atividade física
Other Titles: Pedagogical Intership Report devoloped in Escola Básica de Vilarinho do Bairro with class B of the 7th grade, in the 2018/2019 school yeaar - Verification of speed, endurance and body composition changes resulting from the increase of 45 extra minutes os physical activity aded to the timetable of the students
Authors: Amado, Rita Pacheco
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Educação Física; Prática Pedagógica; Estágio Pedagógico; Velocidade; Resistência; Physical Education; Pedagogical Practice; Pedagogical Intership; Speed; Endurance
Issue Date: 8-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro com a turma B do 7º ano, no ano letivo 2018/2019 - Verificação das alterações da velocidade e resistência e da composição corporal resultantes do incremento de 45 minutos no tempo semanal de prática de atividade física
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico é o culminar do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, componente indispensável para uma visão de futuro. Este foi desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, pertencente ao agrupamento de escolas de Anadia, junto da turma B do 7º ano de escolaridade. Ao longo do ano, os estagiários, aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação de ensino real, acompanhando uma turma ao longo do ano letivo, sob a supervisão pedagógica de dois orientadores, um na escola e outro na faculdade.Este relatório é a criação de uma reflexão que pretende abordar toda a prática pedagógica tendo como objetivo principal a formação de docentes com capacidade para refletir sobre as ações tomadas em todo este processo e a evolução a cada dia, descobrindo novas abordagens cada vez mais eficientes de proporcionar conhecimento.Deste modo, este relatório descreve as experiências vividas ao longo deste ano dividido em 5 capítulos, nomeadamente; enquadramento, contextualização da prática, análise reflexiva da prática pedagógica, tema-problema e reflexões finais.Por fim, é feito um aprofundamento do tema problema onde o principal objetivo é verificar se há alterações na velocidade, resistência e composição corporal com o incremento de 45 minutos de atividade física extra em estudantes do segundo ciclo da Escola Básica de Vilarinho do Bairro. Este tema revelou ter algumas limitações, maioritariamente no que toca ao tempo de aplicação que foi pouco e à divulgação do projeto em si. Apesar de tudo conseguimos observar melhorias no teste de aptidão aeróbia vaivém, na velocidade e na percentagem de massa gorda.
The pedagogical inrernship is the culmination of master's degree in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education, indispensable component for a vision of the future. This was developed with class B of the 7th grade in Escola Básica de Vilarinho do Bairro, Anadia, a small Scholl included in Anadia School Cluster. Throughout the year of pedagogical internship, trainees, apply the knowledge acquired, in a situation of real education, accompanying a class throughout the school year, under the supervision of two pedagogical advisors, one in school and another one in college.This report is a criation of a reflection that aims to adress the whole pedagogical practice with main objective the training of teachers with the ability to reflect on the actions taken withn the whole process ando n the day by day evolution, discovering new increasingly efficient approaches to provide knowledgeThus, this report describes the experiences throughout this year divided into 5 chapters, nameli, framing, contextualization of the teacher’s action, reflective analysis of pedagogical practice, theme-problem and final reflections.Finally, we analyse the issue problema deeply, and here the main objective is to check for changes in speed, endurance and body composition after 45 extra minutes of physical activity have been added to the timetable of students attending junior school at Escola Básica de Vilarinho do Bairro. This theme revealed some limitations, mainly when it comes to the time of application span, wich was short, and the project divulgation. However we were able to observe some improvements in the aerobic fitness test, velocity and the percentage of body fat..
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/93453
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est_Rita_Amado.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

8
checked on Jul 22, 2021

Download(s)

8
checked on Jul 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons