Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93445
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain Guy Marie-
dc.contributor.authorBaptista, Joana Catarina Oliveira-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:00:12Z-
dc.date.available2021-03-16T23:00:12Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93445-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico de ensino integra o último ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. É realizado no meio escolar e orientado por professores da área. O presente relatório pretende relatar as vivências, dificuldades, evoluções, procedimentos, funções desempenhadas e tomadas de decisão que enfrentamos ao longo do estágio realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro e orientado pelo Professor Doutor Alain Massart e pelo Professor Rui Luzio.O Estágio pedagógico foi dividido em duas áreas de intervenção: aulas de Educação Física e aulas extracurriculares de atividade física. As aulas de Educação Física foram lecionadas aos alunos do 7ºA, de acordo com o Programa Nacional de Educação Física. As aulas de atividade física extracurriculares estão incluídas no projeto “Conta, Peso e Medida” do programa Educação para a Saúde e contaram com a participação de 8 alunos do 2º ciclo que foram previamente selecionados por apresentarem excesso de peso. O objetivo deste projeto foi avaliar o impacto da implementação de 45 minutos de atividade física semanal na força e flexibilidade, bem como caracterizar os hábitos alimentares dos participantes, no início e no final do projeto.Este ano de lecionação é o culminar de todas as experiências e ensinamentos que a licenciatura e o mestrado nos proporcionaram e onde a reflexão teve um papel crucial enquanto potenciador da progressão e aprendizagem.por
dc.description.abstractThe Teaching Training is part of the last year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. It is carried out in the school environment and is guided by teachers of the area.The present report intends to report all the experiences, difficulties, evolutions, procedures, functions performed and decision-making that we faced during this year at the Basic School of Vilarinho do Bairro and was guided by Professor Alain Massart and Professor Rui Luzio.The Teaching Training was divided into two intervention areas: physical education classes and extracurricular classes of physical activity. The physical education classes were performed to the students of the 7thA grade and were taught according to the National Physical Education Program. The extracurricular physical activity classes are included in the "Conta, Peso e Medida" project of the “Educação para a Saúde” program and were composed by 8 students of the second cycle who were previously selected by their overweight. The goal of this project was to evaluate the impact of the implementation of 45 minutes per week of physical activity on strength and flexibility, as well as to characterize participants' eating habits, at the beginning and at the end of the project.This year of teaching is the culmination of all experiences and knowledge that graduation and master have given us and, where reflection has played a key role as a potentiator of progression and learning.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectForçapor
dc.subjectFlexibiblidadepor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectStrengtheng
dc.subjectFlexibilityeng
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 Tema problema: Caracterização dos hábitos alimentares e avaliação do impacto da implementação de 45 minutos de atividade física semanal na força e flexibilidadepor
dc.title.alternativeTeaching Trainning report developed in the Basic School of Vilarinho do Bairro with the 7thA grade class in the 2018/2019 school year - Characterization of eating habits and evaluation of the impact of implementation of 45 minutes per week of physical activity in strength and flexibilityeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 Tema problema: Caracterização dos hábitos alimentares e avaliação do impacto da implementação de 45 minutos de atividade física semanal na força e flexibilidadepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673464-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBaptista, Joana Catarina Oliveira::0000-0002-2653-4823-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.degree.elementojuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriGonçalves, Edgar Ventura Vilela-
uc.contributor.advisorMassart, Alain Guy Marie-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório-Final-de-Estágio-Joana-Baptista.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

7
checked on May 13, 2021

Download(s)

2
checked on May 13, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons